Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

O Sorriso

Um novo ano se aproxima. As festas estão próximas. Serão vivenciados momentos sublimes entre os amigos e familiares. Todos irão desejar em palavras, abraços e sorrisos um ano repleto de alegria, saúde e felicidade. Nos rostos se farão presentes expressões simpáticas e agradáveis e esculpidos lindos sorrisos. Porém, refletiremos sobre o sorriso. Sabemos que no planeta, existem os animais irracionais e os racionais, que somos nós. Só nós sorrimos.
O sorriso que o homem exprime pode ter vários objetivos. Pode ser alegre, quando apreciamos a beleza da natureza, ou quando visualizamos alguém que amamos. Mas, poderá servir para zombar da ingenuidade de alguém. O sorriso é uma expressão de um rosto sorridente. O que precisa saber é o sentido do sorriso. Se é puro ou malicioso. É preciso perscrutar ou discernir o que está oculto por detrás do sorriso, pois “Em toda forma de expressão há um elemento fixo, o inconsciente, e outro fluido, produzido pela experiência que tende a se modificar.” (Juan José Saer, 1937-2005, escritor argentino). Muitos filósofos, psicólogos, parapsicólogos e médicos não conseguiram desvendar os mistérios do nosso subconsciente. Nem Leibniz, Kant, Schelling, Bergson, Shopenhauer, Hegel, Freud e outros definiram totalmente os intrínsecos caminhos do inconsciente humano. Será muito difícil descobrir o verdadeiro sentido do sorriso.
O sorriso não é proibido, mas ao ser ofertado para outrem, deve estar cheio de amor e amizade. Aristóteles define a amizade num sentido de comportamento: “comportar-se com o amigo como consigo mesmo”. Portanto, dê um sorriso da forma que gostaria de recebê-lo. Imaginemos como é o sorriso de uma mãe, de uma mulher que verdadeiramente ama, ou de uma criança. “Mulher têm dois sorrisos que anjos talvez invejem: o sorriso que aceita o amante antes de qualquer palavra, e o sorriso que ilumina o recém-nascido e lhe assegura o amor materno”. (Thomas Chandler Haliburton, 1796-1865, político e juiz canadense).
Eu tenho como premissa a teoria do sorriso do olhar, pois é mais puro, ao trazer a emoção que está dentro do coração. Quem necessitar de uma expressão labial na forma de um sorriso, para compreender o sentimento de alguém em relação a si, estará correndo grandes riscos. Mesmo por que, “Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação”. (Mário Quintana, 1906-1994, poeta gaúcho).
O sorriso deve ser ofertado com respeito e ética, para o bem de si mesmo e do seu semelhante, porque “Não deves ter para com os outros homens mais respeito que para contigo mesmo, nem agir mal quando ninguém o saiba mais do que quando todos o saibam; deves ter para contigo mesmo o máximo respeito e impor à tua alma a seguinte lei: não fazer o que não deve ser feito”. (Demócrito, Fr. 264, Diels). Sorrir falsamente é violar as leis da felicidade humana.
Um novo ano se faz presente dentro de poucos dias e, certamente deveremos celebrar com alegria e pensamentos sublimes. Prometer que no próximo ano não praticaremos quaisquer atos infames e, sequer um sorriso maldoso. Ao dar início ao momento festivo, teremos em nosso consciente a pureza do amor, pois: “Pelo que celebremos a festa, não com fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade”. (Paulo de Tarso, Bíblia, 1Coríntios, 5:8). Reflitamos:
1) Ao encontrar alguém falso, perdoe pela sua ignorância e vai embora, pois “Mais valem dois marimbondos voando do que um na mão”. (Aparício Torelly, 1895-1971, o Barão de Itararé, humorista gaúcho);
2) Se Deus disse “...Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gênesis, 1:26). Obviamente, fazemos parte da Essência Universal (Deus). Nós e todos do planeta. Somos, essencialmente células de um Corpo Universal, por isso, devemos pensar que se uma célula ficar doente, poderá contaminar outras células desse Corpo. Conclusão, antes de festejar devemos elevar os nossos pensamentos e pedir que Deus ajudem aos nossos semelhantes. Principalmente, os que sofrem e passam fome no planeta.

Desejo um feliz Natal e próspero Ano Novo a todos!

Comentários