Colunistas

Publicado: Sábado, 1 de dezembro de 2012

O Sepulcro Caiado

 O que vemos de queixas são as mais antigas. Escola não vai bem por falta de estrutura, muitos alunos por sala. Faltam professores por conta do baixo salário. Professores adoecem muito e faltam muito por causa do trabalho estafante e insalubre.

Junto vêm as queixas, os culpados são os pais que não ensinam em casa. A pior Escola Estadual de São Paulo é uma escola pequena, com ótima infraestrutura, não faltam professores e fica no interior de São Paulo. Ela se chama Professor Dimas Mozart e Silva, mas não é um caso isolado. As escolas são ruins. Escola não é prédio. Não adianta ter um prédio lindo, laboratório, uma ótima infraestrutura, se é apenas um lugar para professores esperarem a aposentadoria, se o aluno não for tido como prioridade.

Na pior Escola Estadual de São Paulo, dos 550 alunos apenas 13 fizeram a prova e ainda assim nenhum foi bem.

Escola tem que rever suas prioridades. Temos educadores, mas a enquanto a responsabilidade do fracasso da educação for do aluno e dos seus pais, a escola vai continuar ruindo. Um sepulcro caiado.

Boas escolas, os alunos levam para casa uma montanha de lição que não aprenderam na escola e os pais tem que “se virar” para ensinar em casa. A matéria cai na prova. Se os pais não sabem e não ensinam em casa, seus filhos migram para escola mais fraca que não passa lição de casa e não ensinam nada, fica tudo “certo”.

Responsabilizar os pais e os alunos pelo fracasso da escola é o argumento que mais agrada as autoridades e a imprensa que espetaculariza a miséria e demoniza alunos e pobres, para justificar a escola ruim e a violência do Estado de São Paulo, o mais rico da Federação.

O toque que seria cômico se não fosse tão grave, é a declaração do Diretor da escola. Ele se diz surpreso, com a avaliação da escola. Para ele estava tudo certo. Tudo certo como dois e dois são cinco.

Comentários