Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O senhor trabalha muito, Doutor?

Ontem, por decisão judicial sem direito de defesa fui afastada do cargo de Diretora de Saúde de Porto Feliz, seguindo uma liminar concedida a um processo que me cita em vários empregos públicos.
 
A juíza entendeu que não é tangível uma carga horária tão extensa e pede apuração dos fatos, determinando esse afastamento.
 
Realmente trabalho muito, e na estafante e nervosa rotina médica, abraço o mundo. Na verdade, trabalho até mais do que a juíza sabe, pois entre vínculos públicos e privados, ocupo todo o meu tempo com minha profissão. De quebra ainda mantenho um consultório, sou voluntária num Santuário de Chimpanzés, colunista deste site, representante em várias comissões de gestão publica, faço mestrado na USP. Às vezes paro pra pensar que isso não é mesmo muito saudável, mas quanto mais faço, mais absorvo e agrego. A medicina proporciona isso e me vejo no mesmo caminho que todos os meus colegas médicos, atuantes em áreas públicas ou não.
 
Quem não gostaria de mais tempo pra si, mais lazer, mais calma ? Mas a demanda da vida só vem pra quem abraça isso de forma concreta e é difícil reorganizar essa roda viva.
 
O grande problema da pauta judicial é que ela não se baseia numa defesa prévia, principalmente na área publica. Meus vínculos não são ilegais, são públicos e previstos em lei autorizativa. A distorção dos fatos é fruto de interesses políticos que rodeiam todos que se colocam na frente dos problemas públicos da área da saúde ( que absorvem geralmente o segundo maior orçamento municipal).
 
Isso é comum, um Gestor de Saúde passa a vida profissional apagando incêndios, regularizando processos, respondendo acusações , dando a cara pra bater. Hoje em dia, a política pública de saúde é um projeto suprapartidário, como já defendi varias vezes neste site inclusive, e exige profissionalismo e entendimento.
 
A responsabilidade sanitária é tão exigente, que muitos prefeitos trocam 3, 4 vezes de gestores por problemas de planejamento e gestão. É praticamente um cargo desestimulante pra quem pensa só no poder que ele envolve e se esquece do stress nada glamouroso que existe nesta área.
 
O SUS hoje norteia relações antes inseridas numa zona de conforto encoberta por modelos defasados que oneram o dinheiro público e a necessidade do povo. Em confronto com esses podres poderes, acabamos muitas vezes vitimados por injustiças como essa que sofri.
 
Em defesa de todos os que lutam pela saúde dos municípios, me posiciono aqui, indignada pelas armas amorais que somos bombardeados. Há seriedade na Saúde pública, um novo processo sendo construído , fruto de 20 anos de estória do SUS
 
Sei que estamos entrando em um ano eleitoral e o chumbo fica mais grosso para a saúde, pois é sempre pauta, não pela insolubilidade do setor, mas pela relevância. Enfrentaremos muita oposição e oportunismos, principalmente pelas questões das Santas Casas , da Dengue e pautas judiciais.
 
Mas, lutar faz parte do dia a dia, espero que o excesso de trabalho e a falta de reconhecimento não norteiem nosso objetivos.
 
Continuarei no front, e a disposição da defesa do SUS, do PACTO de gestão, ao lado de outros colegas igualmente batalhadores.
 
Gostaria de esclarecer tambem que o papel do Judiciário frente a denúncias e na garantia da cidadania e democracia é fundamental, mas às vezes por percalços dos ritos processuais nos é tolhido o direito de esclarecimentos que muitas vezes tornariam o caminho comum, junto a saude.
 
Precisamos e muito do apoio do Judiciário na consolidação da Saude Pública, isso é fundamental, portanto a uníão de informações seria construtiva pra todos, independente de qualquer politica partidária - inclusive, procuro entender esse raciocinio desde que estudei Direito Sanitário no meu mestrado e tento sempre auxiliar e pautar o Judiciário em prol do bem comum e coletivo.
 
Senhores do Judiciário: por favor, política DE saúde não é política NA saúde. Concedam-nos a chance da defesa, devemos trabalhar juntos. Com certeza esse trabalho extra aumenta a carga horária, mas fazer o que se de médicos e loucos todos temos um pouco ? Imaginem isso pra quem tem muito de médico...
Comentários