Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 25 de março de 2009

O Senado

Tem-se veiculado, dia após dia, algumas das escabrosas distribuições de regalos, na forma de dinheiro, por parte do Senado Federal, ora para os próprios ocupantes das respeitáveis cadeiras dignas de homens probos e representantes do povo, ora a favorecer parentes e apaniguados.
 
Algumas.
 
Mas de uns quinze dias para cá, foram notoriamente afrontosas aos brasileiros, certas façanhas, como essa, por exemplo, das 103 diretorias.
 
Descoberta a mamata, correram a anunciar sua redução. Cinqüenta delas seriam extintas.
Ontem à noite explicaram o inexplicável: que realmente o total de diretorias existentes  seriam 38 somente.
 
Pode?
 
Instado a falar, o presidente daquela provecta Casa de Leis informou que todo pedido de explicação cumpria ser endereçado ao secretário...
 
Como a crônica ia enveredar para esse assunto, resolve-se poupar os leitores e lhes oferecer uma receita, inadequada a estes tempos de canícula, mas que pode ser guardada e aproveitada, se inverno houver em 2009.
 
Com as excusas aos amigos, ai vai:
 
Feijoada- para 15 pessoas - atenção para os asteriscos (*)
 
600  g lombo ou carne de porco, salgada, em cubos
500 g carne seca (magra) em cubos
400 g costela de porco (defumada)
500 g costela de porco (fresca), temperar e fritar
600 g paio (sem a pele, em rodelas)
600 g linguiça calabresa (sem pele e em rodelas)
300 g toucinho defumado, picado
400 g courinho (fresco) de porco, em pedaços
1k e ½ feijão preto
1k e 200 g de costela fresca (eu não coloquei a defumada)
4 maços de couve já picadinha são suficientes.
 
Lavar o feijão e deixar de molho mais ou menos umas 3 horas. Usar a própria água do feijão para cozinhá-lo (não muito mole, pois vai cozinhar ainda com o restante dos ingredientes). Usar panela grande. Fritar o bacon, a cebola, o alho e soltar no feijão. Ir colocando o paio, calabresa, carne seca (usar a água do cozimento e colocando em seguida o lombo ou carne de porco e usar também a água do cozimento), costela fresca e louro.
Colocar água quente que chegue. Deixar ferver para apurar. No dia seguinte levar ao fogo para ferver mais um pouco e, se precisar, colocar sal.
 
As carnes secas e de porco, deixar de molho dessalgar. Cozinhar (separadas) em pressão por 10 minutos e junto com uma delas, colocar o courinho de porco.
 
(*) - Ao invés de se usar as 400g de costela defumada e mais as 500g de porco fresca, pode-se substituí-las pelo item do terceiro asterisco, ou seja: 1k e 200g de costela fresca. 
Comentários