Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 21 de março de 2007

O Samba de uma nota só

O Samba de uma nota só
Esse malditinho mosquito já causou muito estrago
Confesso que ao escrever esse artigo me sinto repetitiva e chata. Mas uma obrigação ética e pessoal me cutuca como um samba de uma nota só. Porque as pessoas insistem em não fazer sua parte frente a uma epidemia de Dengue?
 
Caramba! Hoje assisti pasma à ação Hercúlea dos agentes controladores de vetores de Belo Horizonte arrombando casa notificadas à procura de focos do mosquito aedes. Um poder de polícia frente a falta de inteligência das pessoas.
Esse malditinho mosquito já causou muito estrago e nos blindamos com a indiferença que isso só atinge o vizinho e ficamos inertes à sua multiplicação.
 
Caramba, de novo! Que difícil é convencer que saúde coletiva é Saúde Coletiva. Não é ação de um governo. É ação de cidadania. Pode atingir a todos. E está atingindo. Nos últimos dois anos, a Dengue vem ganhando espaço na vida das pessoas. É incompreensível, sazonal, uma doença burra.
E derruba, como derruba.
 
Eu mesma amarguei meses de recuperação, após um descuido tolo, apesar de estar fazendo constantemente minha parte. Esse mosquitinho me picou, me jogou na cama, me tirou do trabalho, da vida, me deixou doente de verdade (como disse ironicamente meu médico de plantão ! )
 
A verdade é que os criadouros de mosquitos aedes estão 90 % dentro de nossas casas, nos nossos vasinhos de plantas, em pequenos recipientes que acumulam água de chuva (e como tem chovido!), piscinas descobertas, vasos sanitários destampados, caixas de águas descobertas, pneus e garrafas esquecidos no quintal. É disso que eles precisam, água limpinha.
 
A partir daí, basta que eles piquem a gente ou qualquer pessoa infectada. E passam a multiplicar a doença de modo insano e assustador. Invisível.
 
Na penúltima semana, os casos no Estado de São Paulo subiram mais de 80%. Na ultima semana, mais 46 %. Com isso, silenciosamente passamos de 2000 casos para mais de 7800 – sempre nos vizinhos ! Hoje somamos mais de 85 mil (!!!!!) casos no país e mais de 80 % dos municípios de São Paulo estão infestados com o mosquito.
 
Todas, digo TODAS as vigilâncias epidemiológicas municipais estão agindo em alerta, pondo seus agentes na rua para orientar as pessoas. Só que isso não será suficiente se as pessoas não colaborarem e nem entenderem seu papel na eliminação do seu foco caseiro do mosquitinho “fashion” de pernas listradas.
 
Colaborem, isso não é uma repetição, um chavão ou um apelo. É uma realidade que precisa ser mudada.
 
Além de seu papel da porta pra dentro da sua casa, preste atenção aos sintomas da Dengue, que parecem com uma virose qualquer: febre alta, dor no corpo, nas articulações, nos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.
 
Se você viajou nos últimos 15 dias e apresentou esses sintomas, procure um serviço medico e peça a realização de um exame.
 
A Dengue deve ser evitada, deve ser corretamente diagnosticada e deve ter tratamento severo. Você faz parte dessa corrente de ações e deve, sem pensar, colaborar consigo e com seu pequeno universo.
Comentários