Colunistas

Publicado: Sábado, 7 de janeiro de 2012

O raio de Criação

O raio de Criação

 

Você conhece um brinquedo da antiga tradição esotérica russa chamado “matryoshka” ou “babushka”? Ele é formado de uma bonequinha que fica dentro de outra, dentro de outra... até formar 7 bonecas. Não conhece? Que pena. Então você não vai compreender o Raio de Criação... (rsrs)

Na publicação anterior,  A Lei de Três, dissemos que O Absoluto, composto de 3 forças unidas, cria um “mundo de segunda ordem” onde as três forças já divididas, ao se encontrarem criam novos “mundos de terceira ordem”. Nesses mundos, além das 3 primeiras forças do mundo  anterior, há mais 3 desse próprio mundo. E vai assim até formar  7 níveis de mundos, um dentro do outro, cada um com 3 forças  a mais que o anterior. Alguma semelhança com a babushka?

Você vê? O brinquedinho inocente é uma forma de perpetuar uma tradição de conhecimento interior, como é também o Tarot e demais baralhos, o jogo de amarelinha, as danças e músicas sagradas, as lendas, o ritual do chá, o tiro de arco... É o tradicional uso de qualquer arte, jogo, brinquedo, dansa, ou coisa corriqueira da vida como apoio do buscador para a busca interior. Quer coisa mais simples que fazer um chá? Pois foi transformada em um apoio e uma arte na busca de Si Mesmo, da evolução. Coisa de gente séria...A vida não é considerada pelos orientais como um fim em si, mas apenas um meio, um palco de ação. O fim é a evolução. Esse conceito é muito difícil para nós ocidentais educados para o sucesso material, o ter em lugar do ser, a forma em vez da essência.

Vamos então simplificar essa coisa de 7 níveis de mundos com um quadro:

“Mundos”

Nível

Leis atuando

Cosmos

Plano

Analogia

Absoluto

1

1

Protocosmos

Atmico

?

Todos os mundos

2

3

Ayocosmos

Budhico

Todas as Galáxias

Todos os sóis

3

6

Macrocosmos

Causal

Via láctea

Sol

4

12

Deuterocosmos

Mental

Cada sol

Todos os planetas

5

24

Mesocosmos

Astral

Cada planeta

Terra

6

48

Microcosmos

Físico

A terra

Comentários