Colunistas

Publicado: Sábado, 2 de junho de 2012

O que é uma boa aula?

Desde a minha distante estreia nos bancos escolares, vivo a imaginar o que é uma boa aula. Nunca aceitei que uma aula tivesse que ser uma coisa enfadonha, cansativa, chata, um verdadeiro castigo.

O tempo passou, tornei-me professor, e ainda hoje procuro produzir uma boa aula. Nessa busca, inscrevi-me num Seminário da UNISO, chamado PAD – Programa de Aperfeiçoamento Docente cujo tema foi: Como elaborar uma boa aula? Vamos às sugestões:

Sugestão n°1 – Não comece o primeiro dia de aula colocando a ementa no quadro e fazendo os alunos apresentarem-se uns aos outros. Isto causará pânico e constrangimento. Pânico em função do volume de assuntos estranhos que terão que aprender e constrangimento por terem que se apresentar a um grupo desconhecido. O primeiro dia de aula é o mais importante, pois funcionará como “a capa do livro”. Tem que atrair a atenção dos alunos. Apresente-se e procure descobrir o nível de conhecimento que eles trazem. Lembre-se de que eles terão muito tempo para se conhecerem e que a ementa deverá ser apresentada depois que o professor conhecer o nível de conhecimento deles.

Sugestão n°2 – Logo no início das aulas, celebre com os alunos um contrato de trabalho, questionando-os sobre o que eles esperam da aula. Crie cláusulas de direitos e obrigações do professor e dos alunos.

Sugestão n°3 – Faça um levantamento dos conhecimentos que os alunos já possuem. Comece perguntando-lhes: o que vocês entendem sobre...? Somente após entender o que eles já sabem inicie o ensino da disciplina.

Sugestão n°4 – Estudos garantem que nos primeiros quinze minutos da aula os alunos não aprendem nada. Então, aproveite este tempo para fazer uma rápida revisão. Comece com as perguntas: O que vocês aprenderam no último encontro? Quais foram os desdobramentos da aula anterior? Você adotou algo em sua vida? Não se esqueça da problematização em sua aula: Vocês percebem esse problema? Como vocês acham que podem resolver? Os conceitos das aulas se fixam através dos problemas. Uma boa aula é aquela em que se resolvem algumas questões, mas criam-se milhares de outras. O mundo avança nas perguntas, e não nas respostas.

Enfim, uma boa aula é aquela em que aluno e professor continuam pensando depois da aula, quando o aluno repete a aula para outras pessoas e quando aluno e professor saem com vontade de voltar. É também aquela que estimula a crítica e a troca de debates.

Comentários