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Publicado: Terça-feira, 5 de junho de 2012

O que Deus fazia antes da criação do mundo?

O que Deus fazia antes da criação do mundo?
Santo Agostinho ou Agostinho de Hispona. (354-430)

Provocado que fui por um aluno de filosofia, resolvi escrever este modesto artigo sobre um tema que, longe de ser heresia, consta das meditações de Santo Agostinho e está sempre presente nos encontros filosóficos.
Quer a resposta numa palavra? Preparava.

Simples não? Mas com uma pesquisa rápida aqui e ali, podemos caminhar um pouco mais na meditação deste grande mistério.

Em primeiro lugar Deus sempre existiu, nunca foi inventado por ninguém, e quando ouvimos dos astrônomos que as galáxias e o universo existem há 15 ou 20 bilhões de anos, pode surgir uma indagação. Se Deus existia antes de tudo isso, o que ele fazia?

Essa pergunta levou Santo Agostinho a uma análise do tempo e levou-o a conclusões geniais. Para Santo Agostinho antes de Deus criar o céu e a Terra não existia tempo. Se não havia tempo, pra que perguntar o que havia então. Como não havia tempo, não se pode falar de um tempo antes do tempo. Está claro?

Tenha paciência, filosofia é assim mesmo.

Vamos em frente?

O tempo é criação de Deus. Então se comete um erro estrutural na pergunta. Bem, além disso, Deus criou o tempo e todas as coisas juntas, do nada, como disse o bispo de Hipona.

O início do tempo é quando o mundo começa a existir. O tempo é a medida do movimento, então não pode haver tempo, antes da existência de coisas mutáveis.

A eternidade pertence somente a Deus, portanto o tempo não é eterno e um dia chegará ao fim. Se o tempo fosse eterno, seria também um deus.

E por que as criaturas são imperfeitas, se foram criadas de um Deus perfeito? Ainda segundo Santo Agostinho, todas as criaturas foram feitas do nada e pela vontade de Deus. Ele atribui a perfeição à semelhança de Deus e a imperfeição ao fato de terem sido criadas do nada.

E o que Platão nos deixou sobre esse tema? Platão acreditava que o mundo inteligível era a verdadeira causa do mundo sensível. O mundo inteligível deriva do Um, que desempenha a função do princípio formal e da Díade indeterminada, que funciona como princípio material, e também que o mundo físico deriva das ideias.

Platão ia mais longe: existe um Demiurgo, um deus-artífice, um deus que pensa e quer, e que assume como modelo o mundo das ideias e com a “chora” criou o cosmo físico. Vejam que para Platão já existia uma matéria que ele chamava de “chora”. O Demiurgo ao contemplar as ideias plasma o mundo sensível, diferente de Agostinho que não coloca nada antes de Deus.

Interessante é que num ponto eles concordam: as criaturas são sempre feitas com bondade e amor.

Fonte principal: site do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil.

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