Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O professor símbolo da impunidade era temporário

O professor símbolo da impunidade era temporário

As Escolas de Ensino Integral de São Paulo não terão no seu quadro docente, professor concursado. Não entendi essa decisão, uma vez que temos professores muito ruins entre os temporários e muito bons entre os concursados.

Não é o concurso que piora o professor, é a impunidade. Se contratar professor temporário para garantir que ele pode ser demitido e trocado caso não seja bom, com o concursado também pode. Só cumprir a lei. Nem o Presidente da República está acima da lei.

Só para ilustrar que impedir professor concursado de atuar na Escola de Ensino Integral, é um equívoco, lembro que o Professor Símbolo da Impunidade de São Paulo era TEMPORÁRIO quando cometeu os abusos.

O professor temporário, hoje Coordenador Pedagógico da Escola Adelaide Ferraz de Oliveira, zona leste de São Paulo, foi acusado de homofobia, espancar e humilhar um aluno na sala de aula, entre outros abusos.

Um Educador não se forma. Educador já nasce feito, assim como concurso não torna um professor ruim, apenas a impunidade vai e permite . Nem o fato de ser temporário faz um mau professor num educador.

Contratar apenas temporários para trabalhar na Escola de Ensino Integral, que está custando uma fortuna aos cofres públicos além da verba das parcerias, não garante o sucesso da escola. Basta uma Diretoria de Ensino fazer como fez a Leste 4 e pronto. Adota o professor ruim e o transforma em Coordenador Pedagógico... A SEE se omite e pronto, está feita a desgraça da escola.

Não aceitar professor concursado na escola que vai ser a menina dos olhos da SEE, não garante o sucesso da escola

O que garante é a transparência e a fiscalização do trabalho do professor que é um profissional como qualquer outro. Um ser humano passível de erros.

Entrega a Escola de Ensino Integral para o Professor Temporário e admitir a falta de autoridade com o concursado. Se o problema é o professor concursado, então a escola comum que é a maioria fica com eles?

Dizem que o Prof. João Palma, Secretário Adjunto foi exonerado por ter previsto o fracasso da Escola de Ensino Integral. Oxalá ele esteja errado. Se contar a partir da contratação dos Professores a chance de dar certo é mínima. 

Comentários