Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O primeiro ituano doutor em Coimbra

Crédito: Google O primeiro ituano doutor em Coimbra
Universidade de Coimbra

Pesquisando a história do ensino superior em São Paulo, para o minha tese de mestrado, descobri nos escritos de Francisco Nardy Filho mais um fato relevante da história de Itu: o nome do primeiro ituano que recebeu um título de doutor na Universidade de Coimbra.

Foi logo depois de 1.685, porque infelizmente Nardy não publicou a data exata. Publicou sim, a data do casamento dos pais deste douto ituano, talvez porque esta informação fosse a única disponível no livro tombo da igreja católica, principal fonte de informações desta época longínqua.

Como sabemos, aqui em São Paulo, o ensino superior chegou muito tardiamente. Da América Latina fomos os últimos, enquanto que em São Domingos, colônia espanhola, teve sua primeira universidade em 1540, aqui em São Paulo, a primeira Universidade veio ocorrer somente em 1934, com a fundação da USP pelas mãos de Armando Sales de Oliveira.

Este atraso trouxe implicações terríveis ao ensino superior e à formação do nosso país. Segundo historiadores, Portugal não tinha interesse em criar universidades na colônia, mas oferecia bolsas de estudo em Coimbra, para alguns privilegiados que tivessem estudado nos reais colégios dos jesuítas, no Brasil.

Em seu renomado livro “Ensino Superior no Brasil – Análise e interpretação de sua evolução até 1989.“, Anísio Teixeira destina um capítulo inteiro à este tema, referindo-se a universidade de Coimbra, como a “nossa universidade no tempo da Colônia”, numa alusão á inexistência de universidades neste período na terra de Santa Cruz. Garante ele ainda que: nessa universidade graduaram-se, nos primeiros três séculos, mais de 2.500 jovens nascidos no Brasil.

Assim foi, que Dr. Antonio da Veiga Ponce tornou-se o primeiro ituano a conquistar o título de doutor pela Universidade de Coimbra.

Prossegue Francisco Nardy dizendo que: o registro que encontramos relata que em 1.685, “verifica-se o casamento de Gabriel Ponce de Leon com d. Maria Leme, que foram os pais do Dr. Antonio da Veiga Ponce, primeiro ituano que conquistou o título de doutor pela Universidade de Coimbra. Gabriel Ponce de Leon era natural de Sorocaba e filho do capitão André de Zunega y Leon e d. Maria Leme, ituana, filha do Capitão Antonio Bicudo Leme e d. Apolônia da Veiga. O Dr. Antonio da Veiga Ponce foi casado com d. Maria Martins Flores, ituana, filha de Manuel Cardoso Flores e d. Maria Gonçalves Martins Bonilha”.

É importante notar que Itu, sempre foi um centro de cultura e de intelectuais do nosso Estado e do Brasil. Nota-se também a presença de militares na família do agraciado com a bolsa de estudos.

EDSON BONI

Comentários