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Publicado: Sábado, 12 de janeiro de 2002

O Plano de Marketing

Todas as Empresas têm, escrito ou não, um Planejamento Estratégico.
   Por menores que elas sejam, têm um objetivo a ser alcançado, um sonho a ser realizado.
   Para atingirem seus objetivos, as Empresas usarão os meios à sua disposição, os recursos humanos ou materiais, de forma conjugada, ou desordenadamente. Este tem sido o jeito mais comum em nosso País.
   Quanto mais claro forem para os Proprietários, Dirigentes e Funcionários, os objetivos a serem alcançados e quais os meios à disposição, mais fácil ficará o planejamento e mais fácil será chegar àqueles objetivos.
   Quanto mais indefinidos os objetivos, e os meios à disposição, quanto menor for a participação dos Funcionários nas decisões, mais difícil e tortuoso será o caminho para o "gooool"
   O Plano de Marketing, um instrumento de grande importância para a administração de qualquer Empresa, necessariamente escrito e válido por 12 meses, depende do Planejamento Estratégico para ser elaborado, o que envolve nossa conversa inicial.
   Primeiro a definição de "onde se quer chegar", depois "para que se quer chegar", "como se chega lá", "quais os meios à disposição para se chegar lá", "quais os riscos que serão enfrentados", " quais as oportunidades do caminho", "quais os desvios, se necessários" e, por fim, "quem comandará a caminhada", que será, obrigatoriamente, uma só pessoa.
   O Plano de Marketing começa a ser elaborado
   É cansativo, mas é muito gratificante, pois evitam cansaços inúteis.
   Boa Sorte!
   
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