Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O menino e uma galinha - Parte III

Crédito: Internet O menino e uma galinha - Parte III
Apenas um no todo

Parte 3: a Reflexão

Um animal não tem o mesmo valor do que um Ser Humano?

O que o define ele ser melhor ou pior que você?

Diante da tentativa de resumir esse acontecimento e o relato de Ana, acredito que, relativamente, consegui explorar os pontos mais importantes da história e talvez, provocar uma reflexão nas pessoas muito seguras de suas respostas.

Fazendo um paralelo com tudo isso, estava assistindo hoje ao programa Mundo S/A sobre a crescente quantidade de pessoas que têm aderido ao vegetarianismo e ao veganismo ou, se preocupado com empresas que utilizam os animais para fazer testes e experimentos de produtos.

Por um lado, para quem ama animais, isso é um positivo passo na longa trilha do respeito ao animal, porém uma atitude de um adulto ou de uma criança contra um animalzinho “a troco de nada” não seria um retrocesso? Uma pessoa matar um animal em prol do puro prazer seria o que?

Aliás, o que seria um retrocesso a você em se tratando de tratamento a vida animal?

Você se vê no grupo dos defensores - com algumas ponderações, no grupo dos “animais são animais” ou no grupo do “eu respeito sim os animais” – visto como “fanáticos sem limites”?

Ana e a sua história me fizeram pensar sobre os valores que cada um dos personagens desse episódio carrega consigo, me fez olhar para a percepção das pessoas quanto aos animais e os seres humanos e, talvez, pensar que o caminho ainda pode ser longo.

E você, no que Ana te fez pensar?

Ou você acredita que ela foi precipitada com tudo isso e, ao final, apenas ofendeu o jardineiro?

Apenas o tempo dirá...

Quem sabe, eu ainda saiba do desfecho dessa história e retorne aqui um dia para escrevê-la?

Independente dos indícios e certeza levantados por Ana, o jardineiro foi a casa dela no dia seguinte. Ana não estava lá para conversarem, mas o seu avô conversou com o jardineiro por um bom tempo antes do mesmo pegar as suas coisas e ir embora para sempre.

O avô mostrou as fotos que Ana tinha enviado a ele e perguntou ao caseiro o que poderia ter feito aquilo com a galinha: “seu João, você que trabalha aqui há anos pode me ajudar a descobrir qual animal poderia ter matado a galinha sem tirar nenhuma pena, enterrado ela na areia e arrumado ao redor para manter a areia plana. Me ajuda e me fala qual animal poderia ter feito fez isso?”.

Seu João disse que não sabia, que não sabia...

Então, o avô de Ana perguntou ao seu João o que ele faria com o filho dele se ele soubesse que o menino matou a galinha: “eu arrebentaria ele de tanto bater”.

"Todos os argumentos para provar a superioridade do homem não podem quebrar essa dura realidade: no sofrimento, os animais são nossos iguais." Peter Singer

Apesar de países desenvolvidos como a Inglaterra terem mais de 1/3 da população autodenominada vegetariana, pensarem sobre possibilidades de se abater animais de forma mais humanitária e constante discussões sobre formas de pensar tais assuntos, o Brasil ainda tem uma longa estrada para o respeito ao animal.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." - Mahatma Gandhi.

 

Eu acredito que gosto de contar histórias - como essa - porque adorava ouvir as histórias do caseiro que morava em uma casa próxima, e ainda gosto de ouvir histórias, especialmente as que contenham um toque de repercussão interna (ao ouvinte), me façam pensar e, às vezes, mudar.

Comentários