Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O medo é mais prejudicial que a própria epidemia

O medo é mais prejudicial que a própria epidemia

A epidemia ou pandemia da gripe é real, mas, o medo das pessoas é ainda maior.
 
Pelo ciclo natural da nossa função biológica, pelo sistema Zang-Fu, há a relação dos 5 órgãos internos e os 5 sentimentos controlados pelo sistema.
 
Esse ciclo atua tanto no sentido da construção, como no do controle (ou destruição). Nessa relação os demais órgãos internos também ficam afetados através dos meridianos de energia que interconectam todo o corpo humano.
 
O excesso de medo pode gerar problemas de infecção urinária, calculose e outras afecções do sistema urinário.
 
Na relação mãe/filho desses órgãos, pode prejudicar o sistema do fígado (filho dos rins), do coração (filho do fígado), etc. Os pulmões são vulneráveis no estado gripal e pode ser prejudicado nesse ciclo e também afetar o fígado (no ciclo da destruição) e assim por diante.
 
É importante fazermos a prevenção da gripe tendo uma alimentação saudável e balanceada, ter o cuidado com os fatores climáticos (friagem, umidade, secura, excesso de calor e vento).
 
Sobre os cuidados gerais todos já estão bem orientados através dos meios de comunicação.
 
Com respeito a energia vital do ser humano, todos os problemas de saúde dependem da predisposição de cada um para determinadas doenças. O vírus H1N1 por si só não é letal. São as condições físicas das pessoas, a vulnerabilidade, a predisposição de cada um para adquirir essa gripe.
 
No dia-a-dia é importante manterem-se com a mente positiva, harmonizar-se no lar e com as pessoas que os rodeiam. Procurar a descontração e a flexibilidade, eliminando as tensões, excesso de preocupação e procurar livrar-se dos medos.
 
As emoções em desequilíbrio tornam os seres humanos mais vulneráveis as
doenças.
 
Procurar a ajuda de profissionais especializados para reduzir os riscos da própria saúde.
 
Não podemos esquecer que no nosso país há outros problemas além da gripe atual.
 
Segundo o Dr. Arary Tiriba, infectologista “estamos diante de ameaças muito piores que a gripe. Por exemplo, a febre amarela está com as chaves das cidades, das metrópoles, o que seria um problema muitíssimo mais sério” (Revista da Associação Paulista de Medicina, Julho/2009).
 
Lembremos a mensagem da Dra.Marlene Nobre (presidente da Associação Médico-Espírita brasileira e internacional: “A mente humana, comandada pela alma, pode gerar tanto as forças equilibrantes e restauradoras para os trilhões de células do organismo físico quanto os raios magnéticos de alto poder destrutivo que as aniquilarão”.

Comentários