Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Inverno e a Primavera - Como Cuidar da Saúde

Crédito: Banco de Imagens O Inverno e a Primavera - Como Cuidar da Saúde
As queimadas ocorrem quando precisamos de oxigênio
Segundo a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.), o “calor” (exalação yang) permanece recolhido durante o Inverno, permitindo a expansão do “frio” (exalação yin). Na primavera, vai haver o movimento inverso, começando a expansão, inibindo o frio que por sua vez começa a se recolher. Isto ocorre na natureza segundo a lei de aumento e diminuição do Yin e Yang, que é o responsável pelo equilíbrio e manutenção de toda a vida existente no Universo.
 
Nos meses de junho e julho, os problemas mais comuns no consultório foram: tosse alérgica devido à secura do clima, rinite alérgica, sinusite, bronquite asmática, broncopneumonia, urticária, conjuntivite, viroses com vômito e diarréia.
 
Nas cidades do interior de São Paulo, um dos grandes problemas, além da falta de chuva, é a prática das queimadas, seja nas plantações de cana-de-açúcar, como nas capinagens nos centros urbanos, um grande crime ecológico e falta de conscientização das pessoas em relação ao risco para a saúde. Como houve a proibição das queimadas durante o dia, estão queimando durante a noite e madrugada, nos horários que necessitamos do oxigênio da natureza enquanto repousamos. Com isso agravam-se os casos de alergias respiratórias.
 
As doenças do inverno, na maioria dos casos, são causadas por vírus, portanto, o tratamento deve ser sintomático, evitando os usos abusivos de antibióticos. Podem ocorrer infecções bacterianas também, quando alguma parte já foi lesada pelo vírus, as bactérias oportunistas, e nesses casos há necessidade do uso de antibióticoterapia.
 
A Medicina Homeopática tem auxiliado muito neste período de infecções virais ou bacterianas, pois, para cada tipo de tosse, por exemplo, há um remédio homeopático específico e assim a melhora é mais rápida. Além disso, pudemos evitar o uso de antibióticos e a energia vital das pessoas ficam fortalecidas.
 
A prevenção às doenças abrange os cuidados como fatores climáticos (muito bem abordados pela M.T.C.) como friagem, vento, umidade, excesso de calor e secura. E também uma alimentação saudável evitando a ingestão de corantes, conservantes, excesso de gorduras, e ingerindo vegetais, legumes, frutas, de forma equilibrada. É importante evitar o consumo de leite animal, pois o leite da vaca é mucogênico para o ser humano, isto é, capaz de aumentar a produção de catarro, não só nas vias respiratórias como em outros locais do corpo.
 
Devemos nos preparar para a transição da estação, pois, na Primavera tudo brota e começa a se reproduzir, inclusive as bactérias e os vírus. Portanto, devemos nos prevenir contra esses agentes da natureza, fortalecendo a nossa energia vital.
 
Fontes bibliográficas:
Periódico: Vida em Harmonia (Maria Lúcia Lee; setembro/2000)
Alimentação para o Novo Mundo: Bontempo, Marcio; Ed. Record, 2003)
 
Comentários