Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O fim dos tempos

1º. DOMINGO DO ADVENTO

Dezembro, 2. -  2012 – Ano C

Evangelho (Lucas, 21, 25-28. 34-36)

...............................................................................................................................

“ “     Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terrá. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”    “”

..............................................................................................................................

Os Anos A, B e C, de Mateus, Marcos e Lucas, no ciclo trienal da liturgia católica, se de certo modo acompanham o ano civil, não coincidem no entanto exatamente com ele.

Eis que hoje, após 34 semanas do Tempo Comum, abre-se solenemente o Ano C.

O evangelho, enfático, anuncia a volta de Jesus, que virá soberano numa nuvem, em todo o esplendor de seu poder e glória.

O sol, a lua e as estrelas expedirão estranhos sinais, nunca vistos antes. Calamidades de toda sorte, sem aviso prévio, se abaterão sobre a terra. Catástrofes, algumas, até já se fizeram sentir: terremotos, abalos, inundações e tsunamis.  Imagine-se então intempéries ainda mais aterradoras.

Tudo para alertar o homem de que esteja sempre pronto e apto para estar em pé no momento em que o Filho do homem surja.

                                                                                           João Paulo

Comentários