Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 6 de outubro de 2005

O encontro do acaso e da mente preparada

A ciência ainda não tem respostas para essa conexão entre um acidente e uma observação. Às vezes, a lógica é tão óbvia que necessita de décadas para crédito público.

Mas, há uma reverência ao encontro dos preparados com obras do acaso. O premio NOBEL da Medicina esse ano, veio para os australianos que descobriram a nefasta bactéria H.pylori, que causa pelo menos 80% das úlceras.

Descoberta quase que por um descuido, ela demorou em ganhar espaço no meio cientifico, um gueto de poucos amigos baseados em evidências repetidas e visíveis.

Vale ressaltar a insistência em credibilidade que eles buscaram por pelo menos 10 anos, revertendo antigas e consistentes idéias que úlceras são causadas por stress e estilo de vida.
Um deles, de tão irritado, ingeriu uma quantidade de bactérias para provar que elas sobreviveriam no estômago, tido como meio estéril pela ação do suco gástrico e de quebra ganhou uma gastrite.

O mundo agora caminha feliz entre os antimicrobianos que poderão eliminar um “serzinho” insignificante que atormenta as pessoas.

Há correntes, também cientificas que defendem que o extermínio dessa bactéria favorece doenças do esôfago, futura “bola da vez”.

Na verdade, a maioria das pessoas possui essas bactérias em perfeita harmonia no seu estômago, somente cerca de 10 % apresentam sintomas da doença que ela provoca.

Sorte desses 10% que podem culpar e eliminar uma bactéria tema de prêmio NOBEL. Os outros 90% devem continuar prestando atenção ao stress, ao estilo de vida, à alimentação, aos dias indigestos do cotidiano.

Para esses, ainda vale a ciência não comprovada que devemos equilibrar o estilo de vida e a energia vital, que num descuido, se combinam e provocam muitos danos.

A homeopatia, criticada e não entendida sob a ótica científica tradicional aposta na invisibilidade do desequilíbrio no terreno aonde os pequenos seres nefastos encontram condições favoráveis. E tenta, dentro da sua contextualização, restabelecer a saúde do corpo e mente, através das suas leis curativas e remédios “diferentes”.

Talvez ainda demore décadas para que a ciência aceite os princípios da homeopatia e esse prêmio NOBEL reforça as esperanças numa ciência menos enlatada e rígida.

As críticas aos homeopatas lançadas de quando em quando não desestimulam a crescente busca por esse tratamento, que beneficia milhões no mundo inteiro.

Se seu estomago dói, seu chefe é chato, sua mulher (ou marido) te irrita, o trânsito te deixa maluco, o café é forte e a vida é injusta – e mesmo assim seu exame para a famosa bactéria é negativo, tente equilibrar o seu jeito de reagir.

Garanto que são resultados incontestáveis, mesmo que a ciência não aposte nisso (por enquanto)!!! A perseverança é o ingrediente principal que faz do acaso um colírio para os olhos dos preparados.

Comentários