Colunistas

Publicado: Domingo, 3 de junho de 2018

Emagreço apenas após 30 minutos de atividade?

Crédito: www.google.com.br Emagreço apenas após 30 minutos de atividade?

Este é um pensamento muito comum e errôneo no meio dos leigos, acredito que essa interpretação equivocada ocorra por falta de entendimento e conhecimento dos conceitos básicos de fisiologia humana. Não existe “um tempo correto” para degradar gorduras/calorias, na realidade o gasto de calorias e a contribuição das gorduras como fonte energética, ocorre de forma integral em nosso organismo inclusive quando estamos dormindo.

O que realmente acontece é que quanto mais longo, duradouro e intenso for o exercício físico maior será a utilização de gordura e glicose como fonte energética para os músculos poderem se contrair. Devemos lembrar que todos nós possuímos a taxa metabólica basal, que representa o gasto energético diário sem atividade ou exercício físico, é que o tipo de substrato energético (gorduras, carboidratos ou proteínas) não é o fator mais importante para o emagrecimento, e sim a quantidade total de quilocalorias (energia) gasta durante a prática esportiva.

O ideal para o emagrecimento e melhoria do condicionamento físico é que em sessões de treinamento com tempo inferior a 30 minutos, seja preconizado atividades mais rigorosas aliadas a dieta adequada e que ambos (dieta e exercício) sejam compatíveis com o indivíduo e seu nível de treinabilidade (iniciante, intermediário ou avançado), sendo apenas realizado após uma avaliação cardiológica prévia, para avaliar se o praticante está apto e se possui alguma restrição para a prática esportiva em intensidades mais elevadas.

Comentários