Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O cristão deve ser otimista!

Olhando a sociedade e o mundo é fácil concluir que estamos muito longe daquilo que foi sonhado pelo Criador. Há um verdadeiro abismo entre o mundo e o Reino de Deus. Dá até para justificar um grande pessimismo, mas de que adianta isso? O pessimismo apenas nos entristece, parecendo que tudo está perdido e que não há solução. Podemos cair na tentação de desacreditar em Deus e nos homens. No entanto, Deus não desiste do mundo (que é bom e suficiente para nossa felicidade) e muito menos do homem. Deus é otimismo e nos quer fiéis e otimistas, trabalhando ao seu lado para o bem da humanidade.

O mundo está muito materialista, muito individualista. Falta união, falta apoio, falta seriedade em muitas instituições; são muitos os aproveitadores, os “espertos”.

Mesmo assim, dá para ser otimista, porque é possível mudar o mundo para melhor. Aliás, o cristão tem a obrigação de ter alegria de viver, de ter bom humor. Tudo isso alicerçado não no que pensa, prega e faz o mundo, criando uma ilusão de que tudo está certo. O otimismo cristão é aquele que procede da satisfação humana, mas que nasce da fé no poder de Deus,no poder do amor e na abundância de bem, capaz de vencer o mal do mundo.

O otimismo cristão não é bobo; vê a realidade mas alimenta a esperança de que tudo vai dar certo... e trabalha para isso.

Precisamos do otimismo e da esperança, há muito que fazer. Precisamos nos unir para colocar o amor em primeiro lugar, abrindo espaço para a justiça, a dignidade humana, o respeito, a ética e a moral.

Precisamos nos unir, pois coisas incríveis acontecem quando as pessoas atuam em conjunto. Precisamos restaurar a força, a beleza e o poder da união, da concórdia...

Procuremos o otimismo, mas este não está em fontes humanas, nas coisas que passam. Não conseguiremos manter o otimismo apenas com nossas realizações e conquistas. Deus é a grande fonte de otimismo. Precisamos acreditar totalmente em Deus, conviver com Ele e nos apoiar nas coisas que não passam. Só assim teremos alegria, esperança e fé, que alimentam nosso otimismo.

Portanto, podemos sim ser otimistas e devemos cultivar esse propósito sem nos abalar se o mundo e muitas das pessoas ao nosso redor querem nos convencer do contrário. Sejamos “do contra”: contra o mal, o bem; contra a indiferença, o amor; contra as tentações, a fé; contra o desânimo, a esperança; contra os vazios da existência, Deus.

Sozinhos somos fracos. Nunca podemos esquecer que os “inimigos” da vida também se unem para atingir seus objetivos..

Quem perde a confiança em Deus acaba tendo medo e por isso perde a coragem de seguir adiante, perde a esperança, entra num mundo de dúvidas, incertezas, de deixar para depois, de esperar mais um pouco...; torna-se preguiçoso e prefere não se arriscar, e enterra seus talentos, achando que tudo vai dar errado, que não vai conseguir.

Pense como a música: “Se as águas do mar da vida quiserem te afogar, segura nas mãos de Deus e vai...”. Ou como Santa Madre Teresa: “Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que no final das contas é entre você e Deus”.

Salve Maria!

Comentários