Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Cordeiro de Deus

Segundo Domingo Comum.
2011, 16 de janeiro.
Evangelho segundo João (1, 29-34).

*   *   *   *   *

“”  Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse:

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’.

Também eu não o conhecia, mas, se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer,  este é quem batiza com o Espírito Santo’.
Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus!”  “”

            *   *   *   *   *

Na semana que passou, segundo Mateus, viu-se o episódio em que João em princípio se negara a batizar Jesus, mas aquiesceu quando este o lembrou de que haveriam de serem cumpridas as profecias.

Agora – e no contexto de João – ocorre em verdade uma simples sequência daquele acontecimento, agora com João Batista a corroborar o acontecido, sob o veemente testemunho de que participara dele e tudo vira.

Assim o proclama também a Igreja, através dos tempos, no instante em que o celebrante, na santa missa, no momento que precede a comunhão sacramental dos fiéis na missa. E o faz solenemente:
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”.

                                                                                                João Paulo

Comentários