Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 5 de novembro de 2003

O convite

Sou “estrangeira”. Cheguei para morar em Itu a pouco menos de 4 anos, o que é, de certa forma, uma grande vantagem. Como estrangeira, olhei a cidade com olhos de quem aprecia um novo sabor, tudo parecendo belo e diferente. Este olhar, na verdade, mora dentro de cada um de nós. Quer a prova? Como é quando você viaja para um lugar que não conhece? Fica admirado, apaixonado, embriagado. Olha as árvores de um jeito novo, aprecia as ruas, as pessoas e sente um frescor no ar, um tempero de novidade. Mas quando observa os moradores desta mesma cidade que lhe encanta, eles parecem absortos no seu próprio mundo, adormecidos para tanta beleza. Que mistério é esse, então? O que muda é uma coisa muito simples: muda o nosso olhar. As famosas frases “Ah! Isso sempre foi assim, não vai mudar nunca!” ou “Aqui é difícil fazer alguma coisa!” nos impedem de saborear as possibilidades do nosso cotidiano. Ficamos anestesiados para as sensações prazerosas de visitar uma esquina, um empreendimento, um restaurante, uma fazenda, ou mesmo um café na praça.
Quando cheguei em Itu para morar, eu era como uma criança descobrindo o alfabeto. Queria saber de tudo, como funcionava, quem era quem, e isso me divertia. Com essa atitude amiga, a cidade foi me revelando seus cantos e encantos e me acolhendo com graça.
Pela porta do meu trabalho, o www.itu.com.br, acabei conhecendo muitos pedacinhos especiais da cidade, e descobri que, em cada um deles, moravam pessoas talentosas e corajosas, que estavam plantando sementes de turismo, cultura, arte, educação, saúde, história, cidadania, esporte, ecologia e tantas outras riquezas. E aprendi que tudo isso estava interligado no tempo e no espaço, mesmo que as pessoas não se dessem conta disso. Cada ação fazia parte de uma engrenagem maior e resultaria na qualidade de vida da cidade e, claro, do país e do mundo.
Assim, meu olhar curioso e a vontade de me sentir parte da cidade que escolhi para viver, garantiu esse lugar especial.
Atualmente, por fazer parte da Associação Pró-Turismo de Itu e por adorar escrever, fui designada para contar regularmente sobre as inúmeras cores que Itu tem. Não podia ser melhor, unir duas coisas que gosto tanto!
Convido você, então, a olhar Itu com os olhos de estrangeiro também. Esqueça o quanto conhece ou sabe. Apenas aventure-se a descobrir a sua cidade com alegria, entusiasmo e curiosidade. Eu serei seu guia, com a ajuda de todas as pessoas da Associação PróTur, que estão lutando para fazer de Itu uma Estância Turística nota 10!
Prepare as malas e o olhar, e aguarde a próxima parada!

publicado no Jornal Periscópio em 18 de outubro de 2003
Comentários