Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Ciclo Natural da Vida

Estamos na estação do outono, período importante para recolhermos as nossas energias para renovação do sistema biológico como um todo (corpo/mente/emoção, espírito, alma).
 
Os frutos amadurecem, as folhas caem e as sementes começam a se preparar para a germinação na primavera, após um período de hibernação no inverno.
 
Analisando o símbolo do Tai-Chi, pela teoria do I-Ching (I = mutação, renovação; Ching = tratado), é fácil visualizarmos o ciclo natural da vida,e,não o ciclo normal(o caminho que a maioria segue de forma caótica).



Nesta figura podemos ver o ciclo do dia nas 24 horas. Há 2 ciclos de 12 horas cada. 12 horas Yin (“Peixe Preto”): das 23h - 11h. 12 horas Yang (“Peixe Branco”): das 11h – 23h.
 
Cada 2 horas do relógio biológico, corresponde a um órgão ou uma víscera do sistema Zan-Fu da M.T.C. (Medicina Tradicional Chinesa). Isto significa que nestes horários, cada órgão ou víscera renova sua energia através da energia cósmica, da natureza. Então, podemos entender porque não devemos praticar um “jogging” no horário das 11h – 13h (horário em que o coração deve estar em repouso), ou porque não devemos correr tarde da noite (23h - 1h: horário da vesícula biliar; 1h – 3h: horário do fígado).



Além da transição das estações do ano que podemos ver na figura dos elementos da natureza, há a gradação da energia Yin e Yang no decorrer do ano. Há o elemento correspondente, o sentimento, a ação e a característica de cada elemento.
 
Como a nossa vida é cíclica, devemos seguir o ritmo energético da natureza, cuidando da nossa alimentação de cada período, das nossas atividades físicas, da nossa postura mental, sempre tentar melhorar a qualidade de vida, mudar o hábito de vida individual e familiar, viver em harmonia com o nosso próximo, seguindo através da nossa intuição o que a lei divina nos ensina, e, nos mostra a cada momento.
 
A estação do outono é um período Yin, portanto devemos mais armazenar energia que gastar. Se dispersar energia, fazer meditação e práticas mais equilibradoras como Yoga, Tai Chi Chuan.
 
Esta é uma explicação de forma simplificada para entendermos o que é o significado mais profundo do símbolo do Tai Chi (ou Tai ji) e os elementos da natureza de acordo com o I-Ching.
Comentários