Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

O céu de Itu

Eu sempre fui apaixonada pelo céu de Itu, principalmente no entardecer. A infinidade de cores e tons que este céu nos oferece todos os dias é realmente um presente que vale a pena apreciar. Falo isso porque sei que nem sempre conseguimos valorizar os presentes que nos são ofertados, principalmente quando eles não vêm embrulhados com bonitos laços de fita.
Enfim, a questão é que ontem descobri que este céu revela ainda outros segredos que eu desconhecia. Conversando com o João Pacheco, um amante de Itu e profundo conhecedor de tantas histórias, contou que dois dos inúmeros apelidos que a cidade tem devem-se a este céu. Na década de 70, uma época importante para o cinema nacional, Itu recebeu os apelidos de Vale do Sol e Cidade Cinema, em função da sua luminosidade. O primeiro apelido deve-se ao fato de Itu ser um local de pouca chuva (isso sabemos bem!), o que favorece as filmagens de filmes e propagandas que fazem parte da nossa história artística. O segundo apelido é exatamente pelas cores do céu. A publicitária Bob Molteni, que estava conversando com a gente, explicou que as cores do céu de Itu favorecem a edição das cenas, pois o retoque de cores feito posteriormente às filmagens é muito mais fácil e natural do que em outros locais cujo céu não é tão límpido e azul como o de Itu.
Essa conversa aconteceu ontem de noite e acordei pensando que esse seria o tema do meu artigo dessa semana. Quando saí de casa, fui à Fazenda Pirahy para uma reunião. E curiosamente, lá conheci o Tetra Campeão Brasileiro de Balonismo, Fabio Passos, que atualmente mora em Itupeva e em seu passeio de balão foi parar justamente na fazenda, casualmente, no dia que eu estava lá. Passeando pelo céu de Itu, ele desceu do azul celeste e pousou nas terras dessa pitoresca fazenda, para nossa sorte. Fiquei sabendo sobre casos interessantes sobre passeios de balão, aprendi muito e combinei de fazer um desses passeios para fotografar e escrever sobre Itu vista de cima, mais perto desse céu que eu tanto amo. Mas isso é assunto para outro artigo.
Lá estavam também o João e a Bob, que também são da PróTur e nós ficamos arquitetando com o Fábio um projeto para oferecer mais essa possibilidade ao turismo da nossa linda cidade. Afinal, com um céu desses, por que não aproveitar?
Mas enquanto isso, o meu convite é que você aproveite esse céu do jeito que puder. Não esqueça de olhar para cima pelo menos uma vez por dia. Principalmente quando estiver cansado, desanimado ou triste. Lembre-se que no céu mora o infinito. E as possibilidades dessa vida são também infinitas, como o lindo e azul céu de Itu.
Comentários