Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 30 de outubro de 2006

O Brasil Real

Estou cansado de escrever sobre os desmandos e mentiras da classe política, que já perdi a vontade de criticá-los.

As mudanças prometidas são apenas durante a campanha, pois, depois quando assumem o Poder, elas são esquecidas.

O horário eleitoral que tem um custo altíssimo, para nada serve, é um festival de mentiras, uma verdadeira palhaçada, que deveria ser extinto, juntamente com a obrigatoriedade de o cidadão ir votar, pois a democracia pressupõe uma liberdade para cada eleitor decidir se quer ou não votar.

Acho que a reforma política se faz necessária, com a diminuição do número de senadores, deputados e vereadores e de suas mordomias, voto distrital e a transparência na prestação de contas das campanhas e tantas outras, mas que os Políticos não têm o mínimo interesse em colocá-las em prática.

Lula não sabe nada, nada viu e escutou do seu governo, ou seja, um presidente omisso, mas tudo sabe da oposição e foi eleito. Tem uma posição como canditado e outra como presidente.

E suas alianças com políticos que sempre combateu, como Quércia, Maluf, Sarney, Barbalho e muitos outros.

O PSDB, quando governado por FHC, também pouco realizou e por isto foi derrotado duplamente por Lula (Serra e Alckmin), com a diferença que Lula estendeu a Bolsa Família para um maior número de famílias.

A política econômica de Lula é igual à de FHC e uma das poucas verdades ditas por Lula, foi quando disse estar triste com os ricos, pois, no seu governo eles tiveram os maiores ganhos financeiros da história.

A verdade meus amigos é que não existe um político que será o salvador da pátria, com coragem de montar um ministério com pessoas de notória capacidade e livres de filiação partidária, uma equipe de especialistas, que poderiam dar um choque de gestão ao tão combalido setor público.

Somos campeões mundiais há 12 anos, com a maior taxa de juros reais do mundo.

PAGAMOS R$ 1,2 TRILHÃO DE REAIS DE JUROS EM 6 ANOS (1999 A 2005) E CONTINUAMOS DEVENDO R$ 1 TRILHÃO DE REAIS.

Os gastos com os juros aumentaram de 18,75% do orçamento de 1995 (primeiro ano de FHC) para 42,45% em 2005 (terceiro ano de Lula) – Folha de São Paulo 24/10/2006.

Isto meus amigos significa que nada sobra para investimentos e além disto as despesas de custeio da máquina não param de crescer.

A mentira mais uma vez vem à prova quando vemos que pelo segundo ano seguido, só crescemos mais que o HAITI ( um país em guerra civil), entre 19 países da América Latina.

Vejam um resumo do ranking da Austin Rating publicado na Folha de São Paulo em 21/10/2006, lembrando que a média de crescimento na América Latina foi de 4,6%.

1- Argentina – 8%
2- Venezuela – 7,5%
3- Panamá – 6,5%
4- Peru – 6,0%
10- Bolívia- 4,1%
16- Paraguai – 3,5%
18- Brasil – 3,0%
19- Haiti – 2,3%

Portanto somos um país em que mais de 40 milhões de brasileiros, vivem abaixo do limite de pobreza, temos uma das maiores desigualdades sócias do mundo, pois, estamos em oitavo lugar, na frente apenas da latino-americana Guatemala, e dos africanos Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia, segundo o coeficiente de Gini e não podemos continuar sendo governados desta forma.

O poder paralelo vai se fortalecendo no país e criando suas ramificações, justamente atuando onde não há governo.

O que vemos na periferia das grandes cidades, nas favelas, ( onde ninguém entra sem autorização do poder paralelo) é o Brasil Real, aquele que é informal, fora das estatísticas, dominado pelo PCC não para de crescer.

É este Brasil que tem que descoberto, antes que seja tarde demais para se fazer as mudanças tão necessárias, caro Presidente Lula.

"Acreditar em algo e não o viver é desonesto" - GANDHI

Comentários