Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

O Amor faz a diferença!

"O mundo nasceu do amor, é sustentado pelo amor, caminha para o amor e termina no amor". (Provérbio Hindu)

"O verdadeiro amor não está nas palavras, mas nas ações." (Leon Tolstoi)

Deus criou o mundo, o homem e a mulher e viu que tudo era bom. Bom porque criados por amor e com amor. Dividiu seu infinito Amor conosco, seus filhos amados. Não é à toa que só o amor dá verdadeiro sentido a nossas vidas.

No entanto, nem sempre damos a ele o seu verdadeiro sentido; basta olharmos para o desgaste que essa palavrinha mágica sofreu ao longo dos anos: acaba por designar quase tudo menos AMOR.

Num relacionamento em que as pessoas vivem voltadas para si mesmas, preocupadas exclusivamente com o seu "eu", não existe Amor. Também não existe Amor quando alguém se fecha em torno de sua realização, seus sentimentos, seus direitos, suas dores, suas alegrias... e até usa os outros para sua satisfação pessoal. O individualismo afasta o amor e, sem amor, só se pode construir relacionamentos interesseiros, fracos e provisórios.

Se só penso em mim, se não vejo o outro ou se ele não conta ... não conheço o amor.

Se não consigo passar do "eu" para o "nós" ainda não aprendi a amar.

Se não consigo perdoar, então não vivo o amor.

De origem divina, o amor não aflora por si só, depende da nossa vontade. Precisa ser desenvolvido em nosso cotidiano...

Deus nos quer como Ele; para tanto nos criou a sua imagem e semelhança. Criou-nos para amar e conta conosco na tarefa de implantar entre nós o Reino do Amor. Como na "parábola da vinha", Ele espera de seu povo frutos doces e não se conforma com uvas azedas. Mas que frutos doces espera de nós nosso bom Deus? Bondade, justiça, igualdade, fraternidade, compaixão. E quais frutos azedos não raramente produzimos? Egoísmo, inveja, cobiça, ganância, materialismo...

Mas não é só Deus que se decepciona conosco; diferentemente das primeiras comunidades cristãs, cuja "marca registrada" era a prática do amor - "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma" (At 4,32) - e por isso atraía tantos outros, nossa falta de testemunho acaba decepcionando muitas pessoas.

Deus é Amor. E nós parecemos com Ele? Revelamos seu verdadeiro rosto? Talvez esteja aqui a resposta para tanta falta de fé, de moral e de espiritualidade... Talvez seja essa a causa de tantas seitas e ídolos, de tantos afastamentos de Deus...

O amor pode ser a solução para um mundo menos agressivo, menos "competitivo" e predador; com menos ódio, guerra, terrorismo e criminalidade. Só nosso amor poderá promover as pessoas, restabelecer sua dignidade e em alguns casos até resgatar-lhes a razão de viver...

Do Evangelho da "multiplicação dos pães" podemos tirar uma grande lição: as pessoas, contaminadas pelo egoísmo, acabam virando as costas para o próximo em dificuldade; acabam se distanciando do ideal do Reino. Dar os pães comporta uma dinâmica diferente. Tudo parte do amor ao próximo, ao necessitado, abrindo nossa mão e o nosso coração para a solidariedade e a partilha. Amor gratuito que nada espera em troca, mas que se alegra com seu resultado...

Só o Amor será capaz de transformar povo em uma grande família...

Em um artigo sobre a essência e a força do amor, Armando Correa de Siqueira Neto lembra que o amor divino, presente em todos nós, precisa ser exercitado diariamente e que ele está sempre disponível para ser praticado em qualquer situação... Lembra ainda que o ser humano convive com o amor e com o ódio o que requer nossa administração. É preciso ter sempre em mente o que está em Provérbios 10,12: "O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões" e fazer nossa opção radical pelo amor, seja na convivência familiar - tolerando, ensinando e exemplificando - , na vida profissional - respeitando, colaborando e amparando - , ou em diferentes situações, com pessoas estranhas - tendo paciência e compaixão, ouvindo-as etc. Conforme o referido autor, quantas pessoas já se beneficiaram ao dar e receber o amor, transformando-se e colaborando na transformação do outro!

Como vemos, o amor vence tudo e jamais acabará, pois provém de uma fonte inesgotável e, apesar de sua prática estar escassa no mundo moderno, continua fazendo a diferença. Depois do Céu é o único capaz de fazer milagres. Portanto é importante que façamos tudo por Amor e com Amor se, verdadeiramente, desejamos um homem e um mundo novos.

Precisamos criar e difundir a "cultura do amor" em oposição ao que reina por aí: violência, corrupção e imoralidades e que parece estar "ficando comum e normal". Apesar de tudo, Deus nunca deixou de amar a humanidade; o futuro lhe pertence, mas o presente Ele coloca em nossas mãos.

Acolher Deus é acolher o amor. Disponível em cada um de nós, resta-nos colocá-lo em prática... Condições e oportunidades nunca faltarão!

Comentários