Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

Novos remédios para a alma: o riso e o silêncio

Existem duas conexões, embora antagônicas que garantem a saúde emocional das pessoas: a capacidade de guardar segredos e de rir sem compromisso.

Pode parecer bobagem, mas são duas características (às vezes qualidades e às vezes defeitos) que agregam e as pessoas menos solitárias são, sem sombra de dúvida, mais felizes e saudáveis.

Cientificamente, comprova-se que o riso é uma atividade altamente aeróbica: 100 risadas equivalem a 10 minutos de remada; 5 minutos de uma boa risada têm efeito analgésico e uma risada prolongada mexe 400 músculos e leva o dobro de ar aos pulmões do que uma respiração normal...

Um segredo bem guardado faz bem pra alma, embora venha acompanhado de aflições, pedidos de socorro ou responsabilidades, cria um vinculo energético entre as pessoas (confidente e "fiel depositário") que ampara nas dificuldades, nas dúvidas, nas depressões e nas tristezas, bilateralmente.E gera muito prazer, portanto, serotoninas!

As pessoas estão viciadas em acompanhar a sua saúde pelo colesterol, açúcar, grau de febre ou presença de doenças súbitas. Embora esses e outros aspectos mensuráveis sejam importantes para o acompanhamento técnico do estado da saúde de cada um, os aspectos subjetivos estão criando novos parâmetros de sustentabilidade da perfeita harmonia entre sentimentos, corpo , energia e longevidade.

Não desprezemos as tecnologias, mas vamos aproveitar para refletir na virada do ano se somos capazes de fluir com outras pessoas através de sentimentos simples como o silêncio de um segredo ou o barulho de uma boa risada.

Compartilhar sentimentos e criar laços deveriam ser objetivos comuns entre os que querem se manter saudáveis.

Nós, médicos, temos o poder de perguntar e obter todas as respostas, em prol do bem comum e com isso carregamos o peso dos segredos e alegrias secretas não divididas e; contabilizamos secretamente o bem estar de ser referência para uma intimidade tão cobiçada e pouco usufruída entre as pessoas.

A grande questão é um conforto que só a intimidade entre as pessoas consegue garantir.

Reflita como promessa de ano novo o auto-investimento em relações que garantam boas risadas e grandes segredos. Ter amigos é um remédio que não vem em cápsulas e que depende de autocrítica e dedicação permanentes.

Mas, embora a ciência ainda não tenha tradução exata, a saúde de quem se permite gostar e ser gostado está muito mais garantida do que a de quem faz opção pela obscuridade e pelo mau humor.

Mude algo dentro de você e conquiste um amigo. Garanta a saúde e energia vital do seu corpo, sua cabeça e seu coração.
Comentários