Colunistas

Publicado: Domingo, 5 de fevereiro de 2017

Nós, os apóstolos da hora

Nós, os apóstolos da hora

 

5º. DOMINGO DO TEMPO COMUM

Verde – Ano “A” – São Mateus

05.02.2017 – Evangelho (Mt. 5, 13-16)

...............................................................................................................................

“”    Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.

Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.

Assim também brilhará a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.    “”

...............................................................................................................................

As comparações de Jesus falam todas em movimento, com empenho da alma e do corpo, missão inteira a ser assumida pelos discípulos.

A atuação dos discípulos deve ser marcante, bem percebida e posta em prática. Sal é sal, de sabor forte, chamativo e veemente. Sal que salgue, impregne e marque.

Doutra feita, mas na mesma linha de intrepidez, haja clareza no transmitir os ensinamentos, de tal forma que os discípulos serão acreditados pela evidência da mensagem, transmitida com tanta decisão.

Pelo exemplo dos apóstolos, pois, os seguidores hão de louvar a Deus, convencidos e atraídos também pelo seu comportamento e exemplo de vida.

Tudo bem.

Muito evidente a lição e de como os apóstolos haveriam de ser comportar.

Tudo certo, então?

Não, não. Nada disso.

O texto do evangelho deste domingo é quase poético, mas de uma relevância de verdade e compromisso. Compromisso agora transportado para o momento presente, para a atualidade.

Todos e cada um, pois, ponham-se mãos à obra.

Somos os apóstolos da hora.

Viver o evangelho é construir a passarela que leva aos céus, o convívio de Deus na eternidade.

                                                                                 João Paulo

Comentários