Colunistas

Publicado: Domingo, 27 de maio de 2007

No quinto dia Deus criou as aves dos céus...

Crédito: www.quintodia.com.br No quinto dia Deus criou as aves dos céus...
Este é nosso primeiro filhote. Seu nome é Moisés!

O QUE TEMOS FEITO DA CRIAÇÃO?

Algum tempo atrás, meu amigo Fuji escreveu um artigo no site da cobrap falando sobre a criação. O título do artigo, Arca de Noé, me fez refletir e estudar um pouco o assunto através da bíblia. Sou cristão e Deus tem feito maravilhas na minha vida, abençoado cada passo.
 
Com esta premissa começo este artigo afirmando, a bíblia é a palavra de Deus e expressa os ensinamentos do Criador para nós. Adotando-a como regra de fé e prática temos direcionamentos para profissão, lazer, sentimentos, família... e principalmente: para vida espiritual.
 
Falando sobre as aves que são o assunto principal deste espaço, vou falar sobre o primeiro capítulo do livro de Gênesis. Neste texto, vemos uma descrição feita por Moisés, inspirado por Deus, de como o mundo foi criado pela vontade do Criador.
 
Nos versículos 20 a 23 está a descrição do Quinto Dia da criação, onde foram criados os animais marinhos e as aves dos céus. Seguindo a leitura vemos a criação do homem e a ordem do Criador para a criatura: “...enchei a terra e sujeitai-a...” (versículo 28), fica claro o recado de Deus e a missão que temos para com o restante da criação.
 
Deus nos fez para gozar de toda a criação e dominar sobre os demais animais. Mas não somente dominar. Também temos a missão de cuidar do que Deus criou.
 
Então depois disso o homem desobedeceu, o pecado o separou de Deus e os homens começaram a se multiplicar. Com isso foi necessário Deus levantar um líder, Moisés, a quem deu vários mandamentos e inspirou a escrever o Pentateuco, conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia.
 
No quinto livro do Pentateuco, Deuteronômio, capítulo 22, versículos 6 e 7 o nosso Criador nos dá um mandamento:
 
“Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes;
 
“Deixarás ir livremente à mãe, e os filhotes tomarás para ti; para que te vá bem e para que prolongues os teus dias.” (Dt 22 6;7)
 
Impressionante!!! Até sobre a criação de aves Deus nos ensina. Pensem no desenvolvimento sustentável. Deixando ir a mãe, temos grandes chances de termos novos filhotes em breve. O casal já formado estará livre para nova prole.
 
Mas este como muitos outros mandamentos foi esquecido por nós. O pecado se multiplicou na terra e Deus se arrependeu de sua criação. Então viu Deus que havia um servo fiel, Noé e com ele o Criador falou. Noé ganhou a missão de construir uma arca para sobreviver ao dilúvio e nesta arca somente sua família e um casal de cada animal poderiam entrar.
 
Vemos aí o primeiro relato histórico da criação em cativeiro preservando o meio ambiente. Mais uma vez vemos a preocupação de Deus com sua criação. A arca de Noé salvou-nos e também a várias espécies de animais.
 
Fico imaginando se Noé vivesse hoje, o mundo está num pior estado que naquela época. Será que o IBAMA ou as ONGs deixariam Noé “prender” um casal de cada animal??? Seria difícil para Noé conseguir guia de transporte para um casal de bicudos???
 
Brincadeiras a parte, hoje essa situação é semelhante. O mundo, pelo pecado do homem, pela sua ganância, cobiça, ambição... “Homo lupus homini” (O Homem é lobo do Homem) vemos a criação de Deus se extinguindo. A água cada vez mais escassa, as florestas virando fumaça ou móveis e nossos pássaros sem habitat. E onde ainda existe habitat o homem caça para vendar.
 
Graças a Deus existem homens que enfrentam as dificuldades e preservam esta criação reproduzindo nossos alados em ambiente doméstico. Hoje em liberdade existem poucos bicudos, curiós e cada vez menos.
 
Mas em ambiente doméstico estão se multiplicando e com qualidade. Temos usado o dom de Deus para reproduzir, estudar, aprender e multiplicar as melhores qualidades genéticas em animais que só existem hoje em abundância pelos criadores.
 
Comerciais, conservacionaistas, amadoristas, não importa. Os criadores têm feito de suas casas, pequenas partes da Arca de Noé e enquanto Jesus não volta. vamos multiplicando esses animais tão queridos e estamos dando a oportunidade de nossos filhos ouvirem seus cantos.
 
Algumas pessoas, movidas pelo pecado e pela ignorância, têm tentado acabar com esta atividade criando as mais diversas dificuldades para continuarmos. Algumas ONGs que praticam a ecolatria, adorando a criação e não o Criador. Outras que praticam a “granalatria”, inventam números para ganhar dinheiro dos gringos que por consciência culpada injetam suas sobras de capital patrocinando pseudoprojetos ecológicos.
 
Ainda tem uma parte do Ibama que deveria ajudar e incentivar e somente atrapalha. Mas isso se resolverá quando funcionário público puder ser demitido e os cargos de liderança não forem indicações políticas.... ou seja nunca! Rssss.
 
Enquanto isso vamos criando nossos passarinhos, multiplicando a criação de Deus. Quem sabe um dia teremos paz. Como diz o meu amigo criador Geraldo Magela: “Eu só queria criar passarinhos.”
 
Por isso quando você ver uma propaganda na televisão falando sobre o tráfico de animais, lembre-se que estes são os criminosos. Existem muitos cidadãos de bem, honestos, criando e multiplicando os passarinhos.
 
Se você gostaria de ter um passarinho em casa e acha que não é permitid
Comentários