Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Neste Natal, elogie

Crédito: Google Imagens Neste Natal, elogie

No corre-corre diário que nos engoliu, acabamos nos esquecendo das coisas simples da vida. As coisas simples são as mais importantes. Talvez o mundo esteja tão cheio de problemas, porque abandonamos as coisas mais simples, para dar lugar aos notebooks, celulares, facebooks, e-mails, tablets e outros.

Uma das coisas mais simples e mais importante da vida é o elogio. Quantas pessoas acham que ninguém observa ou valoriza suas qualidades e seus esforços? Funcionários vivem desmotivados porque nunca receberam um elogio de seus patrões. Pessoas casadas sentem-se desvalorizadas pelo seu cônjuge. E existem filhos que consideram impossível corresponder às expectativas dos pais. Todos esses sentimentos poderiam ser amenizados com um simples e sincero elogio.

Você, caro leitor, lembra-se da última vez em que recebeu um elogio? Lembra-se ainda da última ocasião em que elogiou alguém?

Elogio é tão importante que o próprio Criador, ao passar por aqui, não economizou palavras para elogiar muita gente. As Sagradas Escrituras guardam muitas dessas situações. Por exemplo, em Provérbios 15:23 “Uma palavra no tempo certo, oh! Quão boa ela é!” Em Marcos 5:34, cita que quando uma mulher doente e amedrontada tocou nas roupas de Jesus para ser curada ele elogiou-a dizendo: “Filha, a tua fé te fez ficar boa.” Já em Lucas 21:1-4, Jesus estava ensinando no templo de Jerusalém, quando viu alguns ricos colocando muito dinheiro nos cofres, enquanto que uma viúva pobre colocou apenas “duas pequenas moedas de pouco valor”. Jesus a elogiou publicamente por sua generosidade dizendo: “Eu vos digo verazmente: Esta viúva, embora pobre, lançou neles, mais do que todos eles. Porque todos estes lançaram neles dádivas do que lhes sobrava, mas esta mulher, de sua carência, lançou neles todo o seu meio de vida.”

Quando elogiamos o nosso semelhante estamos elogiando a própria obra do Criador. O Criador, que deixou o exemplo dos elogios, talvez porque soubesse que o mundo se transformaria num lugar ingrato e todos nós precisaríamos nos sentir valorizados e amados. Um elogio sincero fortalece, anima e motiva para continuarmos fazendo o melhor.

Neste Natal e no Ano Novo elogie muito mais. Elogie os seus pais, tios, sobrinhos e netos. Elogie o seu vizinho, funcionário, vigilante e  gari. Elogie o seu professor, médico e advogado. Elogie, elogie e elogie, principalmente quando cruzar com alguém praticando os verdadeiros atos do Natal, a paz, a solidariedade e o amor ao próximo.

Feliz Natal. Feliz Ano Novo.

Comentários