Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nem com reza brava

Nada justifica a violência em qualquer ordem e em qualquer grau, mas toda vez que alguém tenta fazer justiça com as próprias mãos (e esse alguém é um aluno), a preocupação aumenta.

Hoje a noticia é de uma professora que teve os dois braços quebrados por um aluno que não foi ouvido pela reportagem nem da Globo e nem da Rede Record. Assim como as outras grandes emissoras, sempre são tendenciosas quando o assunto é aluno de escola. Principalmente escola pública.

Não que justifique, mas a justiça costuma ouvir os dois lados e depois julgar, a imprensa julga e divulga sem ouvir os dois lados e sempre contra o aluno.

1- O aluno tinha as maiores notas e não se conformou em tirar uma nota baixa. Assim, simples assim? Só por isso ele dá um pau na professora? Então consideremos que esse aluno está maluco e precisa ser internado com urgência e não ir para a cadeia. Deve ir para o hospital.

Comum é professor "roubar" a nota de aluno. Convenhamos que ninguém gosta de ser roubado. Convenhamos que o ato de ser roubado e reagir ao roubo é considerado algo normal, embora muitas vezes custe a vida de quem reage. A polícia mesmo recomenda a não-reação.

2- O aluno é lutador de jiu-jitsu e não aceitou ficar preso na sala da Coordenação e teria lutado com os seguranças e arremessado uma cadeira (que acertou na professora). Ninguém pode prender ninguém a não ser que seja polícia. A Coordenadora prende o aluno em sua sala e coloca segurança para retê-lo?

Muito mal contado esse caso.

Tão mal contado como todos que a Globo e a Rede Record contam sobre aluno.

Normalmente aluno é agredido e não reage; se reage, vira criminoso pela imprensa pedófoba.

Se fossemos prender todo professor que agride aluno, e esses professores ficassem num lugar só, precisaríamos de uma cela do tamanho do Maracanã, no Estado de São Paulo.

E ainda mostram um professor mal vestido, barba por fazer, se fazendo de coitadinho e reclamando da profissão.

Educar não é uma tarefa fácil, ninguém pode afirmar isso.

Professor deve ganhar bem, ser respeitado, ser valorizado, mas deve ter vocação.

O que um educador faz com um pé nas costas um mau professor não faz nem querendo muito.

Nem com reza brava....

Comentários