Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Natal em Itu

No Natal, tempo de luz e reflexão, Itu se ilumina também. O que mais me chama a atenção em Itu é a mobilização das pessoas em torno de ações de cidadania e solidariedade. Fico me perguntando se isso acontece em todas as cidades do interior. Itu é claramente uma cidade religiosa, tradicionalmente famosa pelas lindas igrejas e eventos religiosos. Não sei se isso interfere ou não, mas o fato é que sempre que chega essa época do ano, começam a pipocar eventos de toda sorte, em prol de um natal solidário. O Rally Mega Cidadão, que aconteceu no sábado passado é um belo exemplo disso: pelo terceiro ano consecutivo, através do Programa Mega Cidadão, foram arrecadadas mais de 25 toneladas de alimentos, cerca de 500 brinquedos e milhares de doces, proporcionando um natal sem fome para as entidades assistenciais da Região. O Plaza Shopping Itu também desenvolveu uma especial ação solidária, que beneficiará o Lar e Creche Mãezinha, atingindo 170 crianças. Estes são apenas dois exemplos que ilustram o que cada um de nós pode fazer. Existem muitos outros, de pequenos grupos que se reúnem, bazares de natal, associações e clubes. São simples gestos que nos chamam a participar, de uma forma ou de outra, iluminando o caminho de tantas pessoas.
Há também outra parte importante da cidade que diz respeito ao natal: os eventos de luz. O Plaza Shopping Itu nos presenteia todos os anos com sua árvore gigante, espalhando o nome da nossa cidade para os 4 cantos do mundo e recebendo milhares de turistas curiosos. A Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos realiza uma programação especial que dura uma semana e inclui apresentações de bandas, corais e cameratas. Este ano, o Natal de Luz começou no dia 12 de dezembro e se estenderá até o dia 28. Na programação, Itu é palco de diversas apresentações de coral sinfônico, camerata de violinos, grupo vocal da melhor idade, bandas de colégios, camerata de cordas, bandas tradicionais e o inesquecível Coral Vozes de Itu, que com sua presença e maestria encantará os corações dos presentes nos dias 21 e 28 de dezembro, com o seu Concerto de Natal nas Igrejas N. Sra. Candelária e São Luís. Esses eventos também trazem alegria e esperança. Não há como ficar alheio a uma música de natal, pois ela fala diretamente para o nosso coração, para o que há de melhor em nós.
Acho que é uma questão de reparar. Olho o céu e admiro as cores do nosso entardecer, com suas luzes também especiais nessa época do ano. Vejo essas ações solidárias e me alegro ao saber que a cidade que eu moro se mobiliza para ajudar os mais necessitados. Converso com pessoas e percebo o compromisso delas em levar música aos corações dos cidadãos, doando parte do seu tempo para cantar, tocar, encantar. Tudo isso me faz acreditar na vida e na nossa capacidade de amar. E, sinceramente, acho que se cada um de nós fizer a sua parte o mundo pode se transformar.
Feliz Natal!
Comentários