Colunistas

Publicado: Terça-feira, 11 de junho de 2019

Não se preocupe

Crédito: Domínio Público Não se preocupe

 

NASCEMOS COM UM DEFEITINHO que não nos deixa viver no presente. Antecipamos o futuro e trazemos para o agora o que NÃO existe. Quer tirar a prova? Pense em qualquer coisa que fará brevemente, e observe a quantidade de antecipações que fará: E se chover? E se a cirurgia não correr bem? E se eu não passar no concurso?

Viver o presente é fazer nele – e apenas nele - o que for possível para garantir o melhor tempo para a viagem, as melhores condições físicas e emocionais para a cirurgia, e o adequado preparo para a prova. Os resultados ainda NÃO existem. Quando se tornarem reais, você lidará com eles naquele novo presente.

Um projeto de longo prazo exige planejamento e ações. Você consegue construir uma casa inteira num único dia? Claro que não. Mas é possível colocar pelo menos um tijolo de cada vez. As pequenas ações são executadas justamente no momento presente.

Ao focarmos nele desfrutamos do melhor da vida, ao mesmo tempo em que construímos o nosso futuro, se ele existir. Se focarmos no futuro esperando que um dia tudo esteja bem, perdemos o que acontece no presente.

Estar no agora é a oportunidade de evitar a ansiedade e outras doenças. Para isso é necessário praticar: preste atenção ao que faz diariamente. Esteja, de fato, no banho. Sinta a água no corpo, a temperatura, o odor do sabonete e a satisfação de estar lá. Proceda assim com tudo o que fizer. 

Apenas podemos agir – fazer, desfazer ou escolher - no presente. Há várias técnicas que podem auxiliar no treino, todas elas relacionadas ao autoconhecimento: o reiki, a meditação e o yoga, entre outras.

Mesmo que você deseje, não dá para discutir o fato de que o passado “já passou” e o futuro ainda não chegou...

 

(“NÃO SE PREOCUPE” – Um dos Gokkai do Reiki)

Comentários