Colunistas

Publicado: Domingo, 19 de julho de 2015

Não guarde só para si

Não guarde só para si

 

 

TEMPO COMUM – Ano “B”

16º. Domingo - 19 de julho de 2015

Evangelho (Marcos, 6, 30-34

...............................................................................................................................

“”    Naquele tempo, os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.

Ele lhes disse:

“Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”.

Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles.

Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor.

Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.    “”

...............................................................................................................................

Na semana passada, ainda com narrativas de São Marcos, como ocorreu aliás desde o primeiro domingo de julho, contava-se de como os discípulos foram enviados por Jesus, numa espécie de treinamento ou para por em prática as lições do Mestre, aquela de evangelizar diretamente junto ao povo.

Eles, pois, saíram a campo e, na volta, certamente com muito entusiasmo e felicidade, queriam contar e contaram mesmo todas as passagens da missão.

Condoído do esforço deles, Jesus os convidou a descansar.

Mas esse propósito frustrou-se por si mesmo.

As multidões, certamente entusiasmadas com aquele primeiro momento evangelizador, queriam é estar perto e junto dos apóstolos.

Jesus, a essa hora, também percebeu o carinho do povo e, por isso, ao invés de descanso, certamente as pregações continuaram a serem feitas.

Evangelizar, de rigor, nem seria algo que se treine e aprende. Evangelizar com autenticidade acontece por si, como que uma necessidade interior de comunicar a todos, a quaisquer pessoas, a alegria da alma de quem se faz seguidor de Cristo.

Não guarda só para si.

                                                                                                                                                                            João Paulo

Comentários