Colunistas

Publicado: Sábado, 11 de junho de 2011

Na terra do Orkut, quem manda é o Facebook

Na terra do Orkut, quem manda é o Facebook
Orkut ainda lidera, mas Facebook ameaça

O Orkut, a rede social do Google, ainda é a plataforma de rede social mais usada pelos brasileiros, com 43 milhões de usuários, e um dos sites mais acessados por aqui. Mais da metade dos usuários do Orkut são brasileiros, e o Brasil é o único país onde essa rede ainda é líder.

Enquanto isso...

Só nó último mês de maio, o Facebook recebeu quase 2 milhões de novos usuários brasileiros, o que representou um crescimento de mais de 11% no total de usuários no nosso país. O Brasil já é o país que registra a maior crescimento no Facebook, seguido por Indonésia, Filipinas, México e Argentina. Somos 19 milhões de brasileiros na rede que já ultrapassa a marca de 700 milhões de usuários no mundo.

Mas quais são os motivos desse crescimento tão rápido do Facebook no Brasil? E será que o Orkut consegue manter sua liderança por muito tempo?

Vários motivos podem ser apontados como causas desse crescimento tão acelerado do Facebook no Brasil:

1- O aumento do número de dispositivos móveis e dos usuários de internet 3G no Brasil, que possam a acessar o Facebook direto de seus smartphones, iphones e ipads. Já o Orkut não se dá muito bem com esses aparelhos.

2- A popularização da versão em português do Facebook.

3- O aumento do número de empresas brasileiras que investem em campanhas de marketing utilizando o Facebook. Além disso, as empresas estão aprendendo a tirar proveito da rede, lançando promoções e conteúdos exclusivos em suas páginas e sendo cada vez mais “curtidas”.

4- A popularização do Facebook em outras mídias, como a televisão. A entrada de celebridades da TV no Facebook arrasta uma legião de fãs para suas páginas da rede social.

5- O Orkut demorou a se atualizar! Enquanto o Facebook investiu constantemente em mudanças que acompanhassem o gosto de seus usuários desde o início da rede, o Orkut manteve-se sem nenhuma atualização por quase 5 anos. Isso vem mudando, já que só no ano passado aconteceram mais de 50 mudanças no Orkut, e o próprio logo da rede foi alterado algumas semanas atrás.

6- A inserção do botão “curtir” em milhões de páginas na internet.

O Facebook levou para a internet uma das vontades mais comuns do ser humano: quando vemos uma coisa legal, queremos compartilhar isso com nossos amigos. É exatamente assim que funciona o botão “curtir”. Milhões de sites e blogs já inseriram o botão curtir em suas páginas e posts. Assim,quando o usuário vê uma página interessante na web ele clica no botão e o conteúdo é automaticamente compartilhado no seu mural do Facebook. E a tendência agora é levar o botão “Curtir” pra vida real

7- Novos serviços do Facebook: Facebook Places e Facebook Deals.

Facebook Places é um serviço de geolocalização, similar ao Foursquare (que já comentei anteriormente em minha coluna), que já está disponível no Brasil. Como ele o usuário pode dizer aos seus amigos onde ele está, podendo assim encontrá-lo na vida real, além de compartilhar dicas de bons hotéis, bares, restaurantes, baladas etc. 

Facebook Deals, serviço que ainda não está disponível no Brasil, oferece para os usuários da rede social ofertas em lojas do varejo, como os populares sites de compras coletivas Peixe Urbano, Groupon etc.

8- O Facebook demonstra mais credibilidade que o Orkut.

Enquanto no Orkut existe um grande número de usuários fakes e correntes de spam, o Facebook se mostra como uma rede bem mais limpa. Sentindo-se mais protegido, o usuário tem preferência pela rede.

9- O Facebook é mais “social”.

Falei anteriormente que o ser humano tem essa vontade natural de compartilhar tudo que ele vê de interessante. Pois o Facebook fornece ferramentas justamente por isso. O usuário pode compartilhar fotografias, textos, gifs, notícias, vídeos, streamings, comentários... em seu “mural” da rede, e esse conteúdo aparece imediatamente no feed de notícias de seus amigosque seus amigos, que podem até encaminhar tal conteúdo adiante. 

Alguns números do Facebook no Brasil:

- Já somos mais de 19 milhões de usuários na rede;

- Cerca de 31% desses usuários está na faixa etária entre 18-24 anos; 30% ocupa a faixa entre 25-34 anos. Na média, os usuários do Facebook são mais velhos que os do Orkut;

- As mulheres são maioria, e representam 54% dos usuários da rede;

- Quase 23% dos internautas brasileiros tem acesso ao Facebook;

- O Facebook já está presente em quase 9% da população total do Brasil. 

O Facebook vai ultrapassar o Orkut no Brasil?

Acredito que seja apenas uma questão de tempo. Esse será um fenômeno natural e inevitável, já que a rede recebe quase 2 milhões de brasileiros por mês, enquanto o Orkut está estacionado há quase 1 ano. Embora o brasileiro ainda relute em cancelar sua conta no Orkut, já que mais da 80% dos usuários do Facebook também estão lá, se essas taxas de crescimento forem mantidas, podemos prever a tomara da liderança pelo Facebook no primeiro semestre de 2012.

Mas tudo na internet acontece tão rápido, que é até arriscado tentar prever algo desse tipo...

E você? Ainda acredita no Orkut?

Comentários