Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Museu da Energia: eu achei que conhecia....

Desde que eu estou morando em Itu, ou seja, nos últimos 4 anos, esse foi o primeiro carnaval que passei aqui.
Minha tia, que é educadora e mora em São Paulo, ficou hospedada na minha casa e eu a levei para fazer um tour pelos cantos de Itu.

Nosso primeiro passeio começou no Museu da Energia no sábado de carnaval.

Vou confessar que eu achei o que conhecia. Afinal, já participei de diversos eventos lá: serestas, reuniões, inauguração da PróTur, História Viva, lançamento do vídeo dos alunos da Escola Agrícola, enfim, já perdi a conta de quantas vezes estive no Museu da Energia, um local que participa ativamente da vida da nossa cidade.

Além disso, estou sempre fotografando e divulgando os eventos que acontecem por lá. E mais: a Sarah, que cuida do Museu, é uma grande amiga. Mas no último sábado, me dei conta de eu me achava conhecedora de algo que desconhecia completamente. Senti um misto de vergonha com alegria. Por um lado eu me peguei “em flagra” na minha própria ignorância arrogante. Mas sorri ao perceber que aquilo que eu acredito vale para todos, mas principalmente para mim: a aventura de desvendar Itu não tem limites. Quando a gente acha que sabe, vem a vida e mostra que ainda temos muito para aprender e conhecer. Pois é, isso aconteceu comigo no Museu da Energia e vou contar como foi:

Como eu estava com a minha tia, resolvi fazer uma “Visita Monitorada”, que eu nunca havia feito antes. Enquanto eu estava esperando o monitor chegar, uma família de Guarulhos, passando pela rua, viu que ali era um Museu e entrou para conhecer. Assim, fizemos todos juntos o percurso.

E foi então que eu pude visitar as diversas épocas da história humana e de seu relacionamento com a energia elétrica. Passamos pela história da energia que se traduzia no cotidiano das pessoas, ocasionando as transformações culturais que o consumo de energia elétrica provocou na vida da sociedade de 1850 a 1950.

Foi uma viagem ao tempo, trazendo lembranças de histórias contadas por nossos avós e bisavós, curiosidades, detalhes que eu nunca poderia imaginar.

O carinho com que o Museu foi montado, a impecabilidade dos objetos, o profissionalismo dos monitores, a organização do acervo foi para mim uma grata surpresa. A família de Guarulhos tinha duas crianças que ficaram também encantadas. Na Sala Interativa, que ensina e educa sobre consumo de energia, elas se divertiram aprendendo.

Não vou mais contar detalhes da visita, porque acho que você pode – e deve - ter a sua própria experiência. Eu demorei 4 anos. Talvez existam pessoas que demoraram 40. Mas sempre há tempo. E se você já conhece, melhor ainda: divulgue. Entre na campanha da Prótur, que tem procurado sempre valorizar e divulgar o que Itu tem de melhor. Certamente, o Museu da Energia é um dos nossos belos cartões de visita, que eu recomendo com muito carinho. Bom passeio!
Comentários