Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mulher com graça e garra

Por estranho que possa parecer, o assunto do tema me surgiu ao ouvir a palestra do médico psiquiatra da Unicamp, Dr. Rooseveldt Cassorla, no evento sobre “Terminalidade e Cuidados Paliativos”. Ele ressaltou o forte aumento do sexo feminino na área da medicina, onde sempre predominou o universo masculino. Melhor examinando achei natural. A mulher já se habituou a enfrentar desafios, incorporada, com grande estilo, a adentrar no mercado de trabalho.

Algumas profissões, até a um tempo atrás, relutavam na acolhida feminina, por sua natureza considerada incompatível com a mulher.

A evolução tem sido grande. Com categoria, as mulheres vêm ocupando seu espaço quer seja no serviço burocrático, social, político, enfrentando eleições, chapas, assembleias e, haja vista, que o seu dia é reconhecido internacionalmente.

Justiça seja feita: a mulher tem aparecido em índices mais expressivos com as qualidades e defeitos dos seres humanos, sem consideração pelas diferenças do sexo. Aliás, o homem e a mulher caminham juntos um complementando o outro.

 A mulher sempre foi e será o alicerce de uma família, a mão que ampara, protege e conduz. Hoje, o seu nome é trabalho, luta e conquista. Somente ela, forte e decidida é  capaz de contornar  dificuldades, barreiras e preconceitos.  Desistir jamais, quanto maior a dificuldade, mais força ela encontra para vencer o desafio. Por isso ela também sofre, como outras mulheres, que também veêm o dia acabar sem terem cumprido suas agendas.

Mulher dona de casa, mulher operária, mulher empresária, mulher atuante, todas são especiais, pois contribuem e muito para toda sociedade.

O que falta na verdade é, em alguns casos, a compreensão do quanto é importante a participação feminina. É o caminho do futuro e as mulheres guerreiras e batalhadoras estão aí para confirmar.

Nossas homenagens a todas as mulheres “ tão bonitas quanto qualquer estrela  porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar melhor para se viver”.


Ditinha  Schanoski

Comentários