Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 20 de junho de 2007

Muda de Penas - Fase importante

A criação de passeriformes canoros em ambiente doméstico segue a mesma cronologia da reprodução no ambiente silvestre. Nossos amigos pássaros começam o período reprodutivo na primavera e continuam reproduzindo-se até o final do verão.
 
Neste período de plena atividade, os machos defendem seus territórios e cantam com todo seu entusiasmo para atrair a atenção e o interesse das fêmeas. As fêmeas por sua vez após escolherem seu parceiro aprontam ninho, chocam e cuidam de seus filhotes.
 
Após este longo período de atividade altamente desgastante, os alados iniciam um período de descanso começa no final do verão, início do outono e dura até o final do inverno.
 
Chamado vulgarmente de “MUDA”, pelo fato dos pássaros usarem este período para trocarem suas penas e de bico. (muda de penas e muda de bico). Durante esta troca de penas e bico os pássaros não cantam, não disputam e na natureza se juntam em bandos. Até mesmo os pássaros territorialistas perdem seu instinto de defesa de território.
 
Para os pássaros é uma época de descanso, férias mesmo. Ficam parados, economizando energia, não cantam e comem bastante. Além disso, nesta época ficam mais vulneráveis a doenças, pois sua imunidade é muito afetada. Procuram alimentos macios, pois junto com a renovação das penas, também renovam o bico e ficam com dificuldades para se alimentar de sementes mais duras.
 
Sob o ponto de vista dos criadores, este período é de preparação. Tudo que plantarmos nesta época de “MUDA”, vamos colher na época de reprodução. Precisamos disponibilizar para nossas aves local abrigado de corrente de vento, abrigado do frio e principalmente muita variedade de alimentos. Complementando a alimentação com polivitamínicos, aminoácidos e minerais.
 
Os criadores devem estar atentos para que seus pássaros possam descansar e recarregar as energias para a próxima temporada de reprodução. Mesmo as aves que não serão usadas em reprodução devem ter estes cuidados, afinal podem ser usadas em competições e mesmo para cantar em casa vão precisar de toda a saúde.
 
Alguns criadores não conseguem sucesso na reprodução ou nos torneios, pois não tem paciência. Começam a forçar seus pássaros antes do processo de “MUDA” ser totalmente encerrado.
 
O pior período do ano para quem cria pássaros é a “MUDA”, os pássaros param de cantar, não tem torneios, não dá pra levar os bichos pra passear. Tem passarinheiro que fica em depressão e acabam ficando anciosos, resultando em ações equivocadas.
 
O manejo do Criatório Quinto Dia, especializado em Bicudos e Curiós de fibra, nesta época é o seguinte:
 
No início da muda – Queda de penas: Polivitamínico, aminoácidos e minerais misturados na farinhada e na água durante 5 dias. Parando por 5 dias e repetindo até começarem a crescer as penas.
 
A farinhada sempre contém alguns “complementos” que aumentam o interesse dos pássaros: Ovo cozido ou Milho verde cortado ou alpiste cozido. Todos alimento de alto valor nutritivo sendo macios e facilitando a alimentação.
 
No meio da muda – Crescimento das penas: Nesta fase caprichamos na alimentação e usamos um complemento alimentar para reforçar a quantidade de Ferro na dieta. (Hemolitan ou Noripurum)
 
No final da muda – Lustração das penas: Dieta balanceada, alimentos de boa qualidade, não descuidamos da farinhada. Nesta época fazemos o exame de fezes do plantel inteiro para verificarmos a necessidade de vermifugação. Não há necessidade de vermifugar de forma preventiva. Já estamos no 2º ano sem sinais de parasitas. (exame feito por veterinários)
 
Após este período os machos já estão cantando bastante e as fêmeas estão muito ativas. Então começamos o acasalamento para torneios. O manejo para competições é especial e vamos tratar em outro artigo.
 
Não há data certa para disponibilizar os ninhos para as fêmeas, aqui no Quinto Dia elas definem quando estão prontas para criação. Geralmente entre final de agosto e início de setembro.
 
Agora lembre-se: PASSARINHEIRO QUE QUER SUCESSO NA CRIAÇÃO OU NOS TORNEIOS, DEVE TER PACIÊNCIA NA ÉPOCA DE MUDA.
O que plantamos neste período do ano, colhemos na temporada de reprodução.

Criatório Quinto Dia, criando qualidade em fibra de bicudo e curió.
Comentários