Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Mozart e o calor

Durante toda a semana que passou participei do Curso de História da Música promovido pela Assatemec em seu teatro.
Os cinqüenta alunos, de idades e procedências as mais diversas, a maioria jovens em plenas férias de verão, que trocaram a piscinas e o dolce far niente dos dias ensolarados pela oportunidade de conhecer um pouco mais da música, foram recompensados com a sagacidade e competência do professor, Leonardo Martinelli.
Um curso breve na duração, porém capaz de fundamentar com grande propriedade, de maneira muito clara, a função da música desde os primórdios da formação social do homem.
Da Grécia até os dias correntes, Leonardo traçou um amplo cenário cultural, político e econômico, onde cada período histórico pode também ser explicado e compreendido através da música que produziu.
A proeza maior de Leonardo foi conseguir ser profundo o bastante, considerando o tempo, para contribuir enormemente para o aprimoramento teórico dos estudantes de música da Assatemec e ainda se fazer entender aos leigos, que como eu, não tem a menor noção do que seja divisão de tempo, harmonia e tantas pequenas fórmulas matemáticas que geram os sons.
A música é uma forma de arte completa e direta, entra pelos ouvidos e vai direto ao sentimento, não precisa de racionalizações e explicações, mas ter acesso aos códigos e símbolos que ela traz ocultos em suas notas, quase como fórmulas de alquimistas, amplia esse prazer.


Há duzentos e cinqüenta anos, num 27 de janeiro, nascia Mozart, um desses ícones que atravessam séculos nos emocionando Daqui a mais duzentos e cinqüenta anos ainda serão ouvidos e cultuados pela beleza e grandiosidade da música que criaram.
O filme Amadeus de Milos Forman é uma boa ilustração do papel da música como instrumento de poder e agregação e ao mesmo tempo, mostra todo sofrimento do homem que se transformou em mito ainda em vida.
Há também o excelente artigo que Leonardo publicou no jornal Gazeta Mercantil (sua coluna sai sempre às sestas-feiras) e que está disponível na internet no endereço: www.alteramusica.blogspot.com. A Assatemec preocupou-se em ampliar a formação de seus alunos, criou uma opção de férias muitíssimo proveitosa e, generosamente ofereceu à cidade uma vivência cultural que ajudou muito a suportar esse janeiro de calor senegalesco.

Comentários