Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Momentos de Valsa

Quanto mais vivo, mais desfruto. Vou aprendendo a saborear os encontros, momentos inesperados, seja com quem for, onde for, em que tempo for.
O que importa de verdade, ao levantar da cama para mais um dia, é fazer com que cada momento desenhe um arco-íris em nossa alma e na alma das pessoas que estão ao nosso redor.
Um abraço de bom dia, ou apenas um sorriso no elevador pode significar muito mais do que palavras educadas e cordatas. Uma conversa com a secretária na sala de espera do médico, com a mulher da limpeza, com o filho no café da manhã, com uma mãe na porta da escola, com o guarda de trânsito ou com o nosso vizinho pode ir além da cordialidade e dos esteriótipos bem intencionados. E isso faz toda a diferença.
Viver é realmente um grande convite. Decidi que vou aprender a fazer com que minha vida signifique apenas isso: momentos de valsa.
Momentos de valsa são doces como um sonho de valsa. São românticos e apaixonados como a cor do papel rosa-pink, que há tantas décadas embrulha um dos chocolates mais românticos da nossa história. Redondo, nos lembra o movimento circular da vida e a sua impermanência. Aliando o sabor macio do chocolate que derrete na boca com a casquinha crocante, lembra-nos dos opostos se atraindo e convivendo em um mesmo evento, convidando-nos a encontrar nas dificuldades a chave de nossa evolução pessoal.
Momentos de valsa são alegres como a valsa que une duas pessoas no mesmo passo e ritmo, fazendo com que cada dança seja um convite para pulsar junto. Ao mesmo tempo, são simples como o delicioso barulho do papel desembrulhado, clamando o gosto da infância, da inocência e da surpresa.
Podemos fazer de nossos dias uma coleção de momentos de valsa. Uma fila de sorrisos é bem mais interessante do que uma coleção de mágoas. Uma lembrança tenra com o coração branco é muito mais saborosa do que memórias lotadas de anotações escuras.
Há muito tempo atrás, quando eu nem namorava o meu marido, ele voltou do almoço e sorrateiramente me trouxe um sonho de valsa. Por que será que até hoje esse gesto tão simples me emociona? Não sei. Penso que é porque quando alguém que amamos se lembra de nós e mostra isso de alguma forma — seja ela qual for — é uma das melhores coisas desse mundo. E também, porque ser surpreendido com um gesto ou presente traz de volta a nossa criança mágica, o que é sempre uma delícia.
Momentos de valsa, recheados com doces encontros e ternura, para tatuar o nosso amor. Afinal, o que temos a fazer de mais importante nessa vida é simplesmente aprender a amar. São esses “momentos de valsa” que deixarão o nosso legado.
Comentários