Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mofo, Socorro!!!

Crédito: Flickr Mofo, Socorro!!!
Umidade, cheiro de mofo é sinal de bactérias no ar
Recebi essa semana um pedido de ajuda de uma antiga cliente, que esta tendo problemas no closet, por conta de umidade e o cheiro de mofo impregnado nas roupas guardadas nos armários.

Dias de outono, com muito sol e vento são perfeitos para eliminar cheiro de umidade ou mofo da casa, dos armários, e até das suas roupas de inverno. É horrível quando chega o inverno descobrir na ultima hora que casacos, mantas, edredons estão com aquele cheirinho de pano guardado com cheiro de mofo.
 
Hoje existem no mercado ótimos produtos como desumidificadores de ambientes e armários. Dura um tempão e são excelentes também para quem tem problemas com maresia. Ajudam muito e possuem cheiros suaves. Nada de usar produtos que grudam o cheiro nas suas roupas. Procure no corredor de produtos de limpeza nos supermercados.
 
Palavra de Especialista
Para evitar que o mofo apareça, é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos, que causam o mofo. Por isso, abra as janelas, as portas dos armários, às gavetas e procure deixar esse ambiente todos os dias muito arejados.
 
Em geral uma medida preventiva e que ajuda muito a eliminar esses odores desagradáveis, é realizar semestralmente uma senhora higienização em todos os ambientes que o mofo é uma constante.
 
Passo a Passo:
 
Escolha um dia de sol retire tudinho de dentro dos armários e gavetas, e faça uma higienização completa por dentro de tudo e nas roupas.
 
- Retirado as roupas e objetos, retire todo o pó, e passe em todo interior do armário, das gavetas do guarda roupa, um pano molhado em ½ copo de vinagre branco e deixe secar muito bem;
 
- Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe nos armários por três horas. A quantidade é proporcional ao tamanho do armário;
 
 - Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados;
 
- Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade.
 
- Existe no mercado um produto que todos conhecem, agora em spray, que ajuda a eliminar o mofo LYSOFORM SPRAY, pulverize durante 5 a 7 segundos, pelo menos uma vez por semana. Nessa fase não é necessário retirar as roupas - O produto não tem cheiro e elimina germes e fungos que provocam o mau cheiro nos armários. Ah, é excelente para uso em sapatos e bolsas também. Isso que é uma propaganda grátis e das boas heim! O produto é bom mesmo.
 
Receitas caseiras – Testadas e aprovadas
 
- coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários - Troque o carvão ou giz uma vez por semana.
 
- cravo da índia ou sementes de pimenta do reino entre as roupas ou nos cantos das gavetas e prateleiras para espantar traças. Usem em saquinhos de pano, saquinhos que vem jóia ou bijuterias ou de embalagens de calçados.
Você também pode comprar 1 metro de TNT para fazer os saquinhos; corte e faça pequenas trouxinhas e coloque os cravos e grãos de pimenta;
 
- minha mãe usava saquinhos de sílica gel - Espalhe pelo interior das gavetas e do (feito com tecido permeável);
 
- descobri anos mais tarde em conversa com uma das minhas tias, que pendurar uma meia fina velha com serragem de cedro, dessas que encontramos em qualquer marcenaria, evita o cheiro é ótimo para espantar as traças.
 
 Todos esses procedimentos ajudam e muito para combater a umidade e cheiro de mofo, entretanto, o mais importante de tudo mesmo é sempre guardar as roupas limpas.
 
- Usou? É só cheiro de balada, cigarro e ainda não precisa lavar? Então deixe fora do armário pelo menos três horas para a umidade e cheiros saírem das roupas. Faça isso sempre, porque mesmo que você não sinta, a umidade está lá e vai ficar fechada no armário junto com roupas limpas. As traças vão adorar.
 
- Na hora de guardar as roupas de malha e lã, tire tudo o que tiver nos bolsos. Tem roupas que a gente usa uma vez por ano e se ficar alguma coisa interessante nos bolsos, pode apostar de que as traças vão achar.
 
- Quando morava no mato, aprendi que precisa sacudir bastante a roupa antes de guardá-la no armário, em qualquer estação do ano – Uma vez quase morri de tanto susto quando vesti uma jaqueta e encontrei uma aranha gigante grudada no colarinho, inesquecível.
 
- Nunca armazene roupas em sacos plásticos, abafa e cria unidade dentro dos sacos;
 
- No final do inverno, faça uma inspeção federal (olhar e cheirar) todas as roupas; golas, colarinhos, cotovelos, punhos, barras... Lave tudo o que puder ser lavado, antes de esquecer-se delas até o próximo outono.
 
Para prevenir que a umidade volte recomendo que deixe todas as portas abertas por 15 minutos diários.
Comentários