Colunistas

Publicado: Terça-feira, 13 de janeiro de 2004

Minhas Férias

O título dessa matéria parece com aquelas redações que tínhamos que fazer na escola, logo que voltávamos das férias. Bem... Eu estou no meio das minhas férias, escrevendo esse artigo para o Periscópio e gostaria de relatar as experiências que eu vivi nessas últimas semanas. Sempre que estamos viajando, é comum formarem-se rodinhas de conversas entre hóspedes e turistas, cada um com o seu relato de experiências vividas em hotéis, pousadas, passeios, resorts e lugares maravilhosos. Compartilhar dicas de viagens e trocar recomendações é um "esporte" divertido quando estamos de férias. Com a mente mais tranqüila, nos damos conta de que o mundo é muito grande e oferece infinitas possibilidades de diversão, aprendizado, lazer e negócios.
   O curioso é que no meio dessas rodinhas, de repente me dei conta de que Itu está sempre no meio das minhas conversas. Outro dia, fazendo uma caminhada matinal com um grupo de pessoas, quando percebi lá estava eu novamente, falando dos campings e pesqueiros, das fazendas, das cavalgadas da lua cheia, dos museus, hotéis e restaurantes. Não sei se é o meu entusiasmo que contagia, ou se é mesmo a fama de Itu, mas o fato é que todos se interessam quando começo a falar. Muitas pessoas chegam a anotar nomes de locais, sites e telefones (aproveito - claro - para dar o endereço do www.itu.com.br, que reúne e disponibiliza um grande número de informações sobre Itu). Quando falo da poesia da cavalgada da lua cheia ou dos tesouros nos museus e igrejas, ou quando conto sobre as serestas no Museu da Energia, os detalhes de cada fazenda e a farta opção de hospedagem, o interesse fica ainda maior. E tão perto de São Paulo e de outros centros urbanos! Parece fácil trazer um exército de turistas para nossa cidade. Basta que eles saibam o que temos! E, ao chegar, precisam ser assistidos com o carinho do interior e com o profissionalismo de uma cidade digna de ser Estância Turística.
   Acredito ser este um dos fortes objetivos da nossa querida Associação PróTur. Temos feito muito nestes poucos meses de existência, mas ainda falta um bom percurso nessa caminhada. Itu tem fama, Itu tem tudo, mas Itu ainda não aprendeu a valorizar o que tem. Valorizar não no sentido de se vangloriar como sendo a melhor, mas sim no sentido de respeitar, divulgar e acolher tudo o que tem de bom. Se cada um de nós, que vivemos em Itu, soubéssemos o que ela oferece e sentíssemos amor pelo que temos, imagine só como poderíamos fazer uma diferença na divulgação boca a boca da nossa cidade. Se cada turista que nos parasse na rua perguntasse alguma coisa sobre Itu e nós respondêssemos com conhecimento e interesse, imagine como poderíamos contagiar nossos convidados.
   Enfim, essa foi a minha reflexão desta semana. Falar de Itu com entusiasmo e alegria é uma constante na minha vida (até mesmo nas minhas férias!) e, sinceramente, gostaria muito que esse hábito fosse compartilhado por milhares de pessoas que vivem nessa cidade. Tenho certeza de que na PróTur e em muitas outras associações e lugares já existe esta sementinha plantada no coração das pessoas. É só uma questão de regar...
   
Comentários