Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Metas Preciosas

Crédito: Patricia Otero Metas Preciosas
Eu me envolvo,
tu compartilhas,
ele coopera e
nós pertencemos!
 
A cada ano as questões socioambientais vêm se tornando prioridade no Brasil, é preciso um esforço diário por parte de todos nós cidadãos para reverter o cenário de degradação ambiental, aquecimento global, escassez dos recursos naturais e injustiça social que vivenciamos hoje.
 
A crise socioambiental é ampla e os governos, legisladores, as empresas e a sociedade civil organizada (ONGs e associações) devem se reconhecer como elo de uma mesma corrente para que juntos possamos formular e implantar iniciativas como: políticas públicas, projetos e ações em prol da sociedade e do meio ambiente.
 
Nosso município ocupa uma área de cerca de 650 Km², situada entre a zona serrana e o planalto ocidental.  Na sua belíssima paisagem predomina colinas e morros. Temos um potencial voltado para a natureza com áreas de lazer, parques, fazendas, sítios e loteamentos que reafirma Itu uma Estância Turística.  A água, por exemplo, articulando o município com os municípios vizinhos Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Salto, Porto Feliz, todos envolvidos  ao longo  de um processo socioambiental histórico de ocupação. Temos também as Unidades de Conservação Ambiental como as Áreas de Preservação Ambiental - APAs: Itu – Rio Tietê; Bosque Alceu Geribello; Cidade Nova I; Represa Braiaiá; Fazenda Vassoural e também as ANT – Áreas Naturais Tombadas: Parque e Pedreira Varvito entre outras.
 
Creio que uma preciosa meta  na região que compreende a Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê, é a de analisar e somar as iniciativas com um olhar mais integrador apontando as que convergem com a necessidade da transformação dos modelos atuais de produção e consumo para um novo paradigma de sociedade. O patrimônio natural que a região abriga e a felicidade das pessoas que aqui vivem, é um ponto central.
 
Se envolver, dialogar, compartilhar responsabilidades e promover a integração entre as iniciativas e colegiados desenvolvidos na bacia hidrográfica Sorocaba Médio Tiete é o caminho para  o desenvolvimento das instituições, da qualidade da vida e  construção de uma sociedade sustentável.
Comentários