Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mesmo em julho a cabeça não tem férias(só a noção)

Oi

A Copa do Mundo ACABOU (e eu sobrevivi, contra minhas expectativas). Tenho testemunhas de que eu disse em maio que o Brasil não estaria na final e a Argentina sim. Coisas do Brasil. Culpa? Que culpa? De quem? Esporte é isso. Sempre há quem jogue melhor e quem jogue pior (bem ou mal é outra conversa).

Um assunto no qual nunca tinha pensado é o joga da semifinal. Ouvi o técnico holandês (em tradução, claro) reclamando que o jogo da disputa de terceiro lugar deveria ser abolido, porque afinal....quem tem pique de disputar algo que não o primeiro? No limite, acabo concordando com esse raciocínio, embora ele não mostre tanto fairplay.

Outra coisa que achei interessante é a sabedoria popular: “o gado do vizinho é sempre mais gordo”, ou a grama mais verde ou o que vocês quiserem. Mas...os brasileiros diziam, depois do 7X1 – perder não é grave, o que não dá é por esse placar, se ainda fosse nos pênaltis. Mas ouvi holandeses dizerem que perder de 7X1 é legal, o que não faz sentido é perder nos pênaltis.

E achei muito engraçado o fato de nossos jogadores, com medo de passarem por leitura labial, cobrirem a boca quando falavam...enquanto a Comissão Técnica, que talvez devesse se preocupar mais...não o fazia. Por alguns minutos eu achei que fosse para manter segredo...como sou tolinha.

O melhor é a final com dois papas....e com mulheres chefes de estado, não penso discuti-las nem compará-las, mas (em ordem alfabética), Angela e Dilma (ou Merkel e Roussef), acho que foi algo nunca visto...

Consta que os estrangeiros que estiveram no Brasil adoraram os brasileiros. Confesso que fiz minha parte, ofereci ajuda, ajudei a encontrar caminhos (só nessa Copa eu seria capaz de fazer isso, mas no meu bairro eu até que sei). Não sei se eles se dão conta, porém, dos nossos hábitos pouco civilizados, como por exemplo o de furar fila. Eu estava num supermercado, na fila de 10 pacotes, outro dia, quando vi um senhor furar a fila e uma senhora se esgoelar com o fato. Ele saiu da fila, ela foi falar com uma funcionária que conversou com ele...até que uma outra, alheia ao que se passava, deixou-o passar na frente. Achei que ela corria risco de linchamento. Até a funcionária envolvida disse que não podia proibir uma cliente de deixar passar na sua frente quem ela quisesse.

Hoje, ainda, uma semana depois da final, vi dois rapazes de mapa na mão na Faria Lima. O idioma deles era espanhol (eles disseram que espanhol não achavam ninguém que falasse, ali por perto). Perguntei...eles queriam ir ao rio...estranhei. Mas era, na verdade, naquela ponte bonita...pertinho? não! Ensinei a irem de trem. Aí eles me perguntaram como seria andar pela margem do rio, desaconselhei rapidamente e eles ficaram olhando desconfiados. Mas o rio não é importante para a vida da cidade? Vai explicar....pois é.

Ainda bem que eles queriam saber onde comer perto de lá (estávamos na esquina da Faria Lima com a João Cachoeira) e como se chamava aquela avenida tão bonita. Consegui orientá-los até o Iguatemi...disse que era caro. Comentário deles: em São Paulo o que não é caro?

No meu bairro, ontem, muita gente falando português com sotaque de outros estados. Com perguntas que só no meu bairro, mesmo. Perguntando sobre lojas de outros países, deixando vendedores irritados. Mas na verdade...comprando. Fazia tempo que eu não via gente com sacolas (sim, no plural) nas mãos. Liquidações de até 70%. Mesmo assim, lojas nada cheias.

Mesmo assim, taxistas sem GPS ainda existem em SP. Em um caso eu tinha um endereço – quem eu ia visitar me disse que era na Vila Olimpia, o taxista disse que era na Vila Madalena. Sem GPS, pedi Guia (obrigatório e estava no porta malas!) e achei a rua (claro que de óculos, mas o cara me cumprimentou por ter encontrado a rua e...era Vila Olimpia...). Coisas de sem noção, ontem fui ao cinema. Na Livraria Cultura. Onde, com cartão fidelidade da livraria, paga-se meia. Fui comprar duas entradas, disse que éramos duas pessoas com cartão da Livraria. A bilheteira deu duas entradas...com melhor idade. No meu caso, vá lá! Mas minha companhia, um gatinho de menos de 40 anos....eu, hem.

Em São Paulo, no inverno, nesta semana...está fazendo frio
Beijos, boa semana e até a próxima

Comentários