Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Meningite Meningocócica?

O que é meningite meningocócica?
A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactérias. Dentre as bactérias, a Neisseria meningítidis,conhecida como MENINGOCOCO merece destaque pela freqüência que ocorre e pela possibilidade de causar epidemias.
 
Como se adquiri a doença?
Fundamentalmente por via respiratória, através de contato com secreções nasofaríngeas (nariz ou faringe). A bactéria se instala e se multiplica na garganta do indivíduo onde pode ou não produzir sintomas.
 
Como essas secreções nasofaríngeas podem ser transmitidas?
Através de contato íntimo,como o beijo,ou através de secreções expelidas pela fala, tosse ou espirro.
 
Em que idade a meningite meningocócica ocorre?
O risco de se adquirir a doença existe para todas as idades, sendo dos três meses a um ano de vida a criança encontra-se no período de maior risco.
 
Em que época do ano a meningite meningocócica é mais freqüente?
A meningite meningocócica pode ocorrer durante todo o ano, mas no outono e inverno,há um aumento das infecções respiratórias o que favorece a invasão da bactéria e a disseminação da doença.
 
Quais os principais sinais e sintomas da meningite meningocócica?
 
- Febre alta,dor de cabeça muito forte,vômitos em jato e rigidez de nuca (pescoço duro);em bebês,moleira abaulada (estufada),febre e irritabilidade.
 
- Outros: náuseas e abatimento no estado geral, confusão mental (palavras desconexas,atitudes estranhas e comportamento agressivo),manchas violácias,entre outros.
 
O que fazer na presença desse sinais/sintomas?
O médico deverá ser consultado o mais rápido possível.
 
Como é feito o diagnóstico?
Através do exame físico realizado pelo médico e confirmado através da punção do “líquido da espinha” (punção liquórica). Esse exame ajuda na indicação do tratamento mais adequado para o paciente.
 
Como se trata a meningite meningocócica?
O tratamento feito somente em hospitais com administração de antibióticos. Dependendo da gravidade, várias outras medidas são necessárias, conhecidas como tratamento de suporte.
 
O que eu devo fazer se eu tiver contato com uma pessoa com doença menigocócica?
Se você teve contato íntimo com alguém que recebeu um diagnóstico de doença meningocócica, deve entrar em contato com o Centro de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo para saber se o caso já foi notificado e solicitar orientação. A Secretaria fornece antibiótico contra essa bactéria para as pessoas que convivem com o doente (contatos).
 
Existem vacinas para a prevenção da meningite meningocócica?
Hoje existem vacinas eficientes contra o meningococo C, para adultos, adolescentes e, inclusive para crianças a partir de dois meses de idade.
 
Estas vacinas estão disponíveis em consultórios e nas clínicas particulares de vacinação. Crianças com condições de saúde específicas tem direito a receber do Governo gratuitamente esta vacina através dos CRIEs-Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.
 
Quanto mais precoce o diagnóstico e a introdução de tratamento adequado, maior chance de cura.
Comentários