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Publicado: Quarta-feira, 3 de abril de 2013

Memória fraca?!

Memória fraca?!
E você? Quão eficiente anda a sua memória?

Lembra quando você era pequeno e seu pai lhe dava alguma ordem? O que é que aconteceria caso você não obedecesse? E depois, na escola, com os professores? E no exército? E no primeiro emprego? Somos criados sempre com alguém nos dizendo o que devemos fazer, debaixo de ordens. Ocorre que a vida passa, amigo, e o que é que você vai fazer ou já está fazendo quando tornar-se um pai de família, um professor, um chefe ou um líder, seja lá em que contexto for? A maioria de nós acaba por repetir o que por muito tempo foi e é praticado conosco: dar ordens!

É mais do que sabido hoje que essa prática de liderança está longe de ser a mais eficiente e eficaz. É preciso saber o momento de falar (e não mandar!) com sabedoria quando for necessário, mas também é preciso saber escutar (que vai muito além da capacidade física de ouvir simplesmente!) e perguntar. Muitas vezes vale muito mais a pena “matar” seu EU para permitir que seu próximo exponha sua opinião e visão, de forma que você escute e possa estimulá-lo com perguntas que façam com que ele chegue às suas próprias respostas e conclusões! Isso é autoconhecimento, é consciência, é aprendizado e é coaching!

Algum tempo atrás a IBM realizou uma pesquisa que acabou sendo repetida e validada. Os números da pesquisa estão na tabela exposta abaixo. Ela basicamente mostra que, ao longo do tempo, as pessoas têm grandes chances de esquecer o que dizemos para elas e a forma de maximizar consideravelmente as chances de memorização passam por mostrar e permitir experiências além do simples falar! Meu caro, se o único estímulo que você dá enquanto pai, professor, chefe ou líder, de forma geral, é verbal, você está perdendo a oportunidade de obter resultados excelentes! Que tal desenvolver uma postura diferente e proporcionar ao outro uma experiência que lhe permita aprender de verdade e não mais esquecer?

 

Dito

Dito e mostrado

Dito, mostrado e experimentado

Recordação após 3 semanas

70%

72%

85%

Recordação após 3 meses

10%

32%

65%

Aproveitando o assunto “aprendizagem e memorização” e baseado no livro Técnicas Profissionais para Memorização, do mentatleta brasileiro Alberto Dell’Isola, gostaria de deixar abaixo algumas dicas práticas para o uso de líderes ou até individualmente em nosso dia a dia:

·         Revisões sistemáticas: após fornecer/receber grande quantidade de informações novas em uma conversa, reunião, curso, palestra ou treinamento, é importante, nas primeiras 24 horas, ter uma média de dez minutos de revisão para cada uma hora de carga de conteúdo recebido. Após as primeiras 24 horas, sem uma revisão podemos perder até 80% de tudo o que supostamente aprendemos!

·         Evocação: repetir em voz alta é uma excelente ferramenta de aprendizagem para boa parte das pessoas. Após uma boa reunião, usar de evocação ou escuta ativa (repetir pontos chave da fala do meu interlocutor para reafirmar e validar o que ele está dizendo) é uma estratégia interessante para garantir memorização! Lembre-se que nós não prestamos atenção à boa parte daquilo que verbalizamos e, por isso, o repetir é um estímulo importante!

·         Anotações eficientes: anotação eficiente não é anotação que contempla cada vírgula do que foi dito na reunião ou na aula do professor! Se você deseja registrar uma conversa importante, a forma mais eficiente (rápida e econômica) de fazê-lo é minimizar a quantidade de palavras escritas para maximizar a quantidade de palavras lembradas. Além de ser seletivo nas anotações, é importante fazer com um visual mais atrativo para o seu cérebro memorizar. Para isso, existem técnicas de mapas mentais, gráficos e organizadores que potencializam a parte visual das anotações! A ideia aqui é investir menos tempo e esforço! Sabe aquele colega do colégio que não anotava nada (ou quase nada!) e tirava boas notas? É bem provável que ele tenha excelentes estratégias pessoais para selecionar/filtrar e tornar visual o conteúdo anotado!

Que nós todos possamos não só buscar aprender de modo mais eficiente, mas também proporcionar experiências de aprendizado ao nosso próximo! Lembrando sempre que isso exige de nós uma postura diferente! Até a próxima!

 

Bibliografia:

·         Coaching para performance: aprimorando pessoas, desempenhos e resultados: competências pessoais para profissionais / John Whitmore. / Tradução de Tatiana Sá – Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2010.

·         Técnicas Profissionais para Memorização / Alberto Dell’Isolla. – São Paulo: Universo dos Livros, 2009.

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