Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Memória de Itu

Memória de Itu

Há dez anos vi nascer um belo projeto cultural, iniciativa do Engº Jair de Oliveira, para publicação de acervo fotográfico de Itu. O objetivo inicial era ampliar outra obra, lançada em 1997, com Dr. Hélio Chierighini, intitulada “Itu: Patrimônio da Cultura Paulista”. Com o tempo o propósito só cresceu e se transformou em uma publicação extraordinária: Memória de Itu.

Jair de Oliveira colecionou, ao longo de duas décadas, um enorme conjunto de fotografias, retratando ruas, casario, pessoas e eventos ituanos. Visitou famílias e instituições, reproduziu centenas de imagens que retratam Itu desde a segunda metade do século XIX. Não tomou para si esse gigantesco acervo, de centenas de imagens, pelo contrário, emprestou sempre que necessário a quem precisasse, para estudos ou divulgação.

Do contato que teve com os acervos de famílias, raríssimas imagens foram surgindo, desconhecidas de pesquisadores e cidadãos ligados à memória da cidade. Rostos por identificar mobilizaram famílias inteiras, convocadas para reconhecer figuras já desaparecidas do nosso tempo. Com o gesto as famílias garantiam a preservação da imagem e o colecionador, vibrava por mais uma peça no quebra-cabeça que montava aos poucos, na busca de trazer à sociedade, imagens da cultura material e imaterial da nossa terra.

Desde o primeiro momento Dr. Hélio Chierighini tomou parte do projeto. Dedicou-se ao registro intenso do casario rural, de fachadas e interiores preservados, espaços domésticos ou de função pública, patrimônio desconhecido da nossa gente. Depois de seu falecimento, em 2005, D. Maria Eliza Chierighini continuou apoiando a iniciativa, cedendo outras imagens e torcendo pelo excelente resultado da obra. Outros fotógrafos também registraram a cidade de hoje, por encomenda do autor.

Cada fotografia escolhida foi, então, cuidadosamente pesquisada e identificada através de legendas que revelam datas, personagens, locais, fotógrafos. Tive a grande oportunidade de participar desse momento da pesquisa, auxiliando o autor na coleta de informações e na minuciosa organização das imagens, que respeitou uma ordem cronológica e espacial, situando famílias e personalidades a lugares e instituições, no correr da história ituana.

Para ampliar o significado da obra, convidou um time de notáveis, professores de universidades paulistas, todos profundamente ligados ao estudo de Itu, a fim de registrar seu olhar sobre o patrimônio da cidade. Para observar as edificações participaram o Arquiteto, Carlos Lemos, e o Historiógrafo, Jonas Soares de Souza. Para falar das gentes, Dras. Maria Alice Setubal e Marly Perecin; para o patrimônio colonial, Prof. Percival Tirapelli. Para a História, Prof. Valderez Antonio da Silva e ainda as reflexões dos autores sobre arte e patrimônio. Ainda cronistas como Dra. Maria Lúcia Caselli e Dr. José Carlos Safi trouxeram belas contribuições. Os relatos de viajantes europeus que passaram pela cidade abrem os capítulos, oferecendo magnífica abordagem de cada tempo. Especial deferência para letras de músicas denotam o respeito do autor pelo nosso patrimônio imaterial.

Um grupo de cidadãos patrocinou sua edição em parceria com a Gráfica Gavioli. O resultado é um livro belíssimo, profundamente significativo para a sociedade, um convite à história e ao patrimônio, com 650 imagens distribuídas em 550 páginas. O prefácio do Prof. Paulo Garcez já bastaria como relato da importância dessa coleção. Que cidade conta com uma publicação como essa?

Nessa semana que Itu completa mais um ano de vida (e o autor também), só temos a louvar a iniciativa que traz algo positivo para nosso tempo, celebra de forma encantadora o significado de sermos parte da história de uma gente e é mais um elo na corrente de iniciativas que nos despertam para o sentido do patrimônio e o quanto se faz necessária a sua divulgação e preservação. Ninguém que ama a cidade pode deixar de apreciar esse trabalho. Deus conserve o nosso Jair de Oliveira, para que leve adiante novas e tão necessárias iniciativas.

Os autores do livro, associados do Instituto Cultural de Itu, doaram parte da edição do livro para ser comercializada em benefício do Museu da Música – Itu. Ele pode ser encontrado à Rua Floriano Peixoto, 480 e nos finais de semana no trailer da Prótur, no Largo da Matriz. Mais informações – 4013-0604.

Comentários