Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Medicos Cubanos e os Professores brasileiros

Medicos Cubanos e os Professores brasileiros

O video da médica brasileira que estuda em Cuba, é de Capão Redondo e é negra. Negra e linda, ô lugar para ter negro lindo é no Brasil…
Ela fala que os médicos cubanos são treinados tanto para trabalhar com exames apuradíssimos, feitos em máquina de alta tecnologia, como para trabalhar em lugares onde não tenha nenhum recurso e o médico tenha que usar apenas a informação do paciente e o seu talento. Que ensinar o paciente a cuidar de doenças como diabetes e hipertensão de modo que não precise mais do médico, é o que um médico Cubano aprende também.
Isso está incomodando muito os maus médicos brasileiros. Querem a posição de Deus e não querem ouvir os pacientes, e nem trabalhar no fundão onde o povo não tem recursos. A lei do menor esforço. Se eu não preciso trabalhar, se posso apenas ler um exame que já vem mastigado ? Ninguém vai me cobrar mesmo.
Ensinar o povo, as noções básicas de higiene e de prevenção de doenças, coisa que médico não quer. Se ele ensinar, vai ensinar o “pulo do gato” ???
Por isso que ensinar como profissão de professor é a profissão mais importante que existe.
Tudo começa com um professor, e tudo termina também com um mau professor.
As profissões que não lidam diretamente com o ser humano são as profissões de quem não gosta de ensinar. Os maus professores deviam procurar essa alternativa, não dá para sair do campo da educação,tirar do ensino a necessidade do amor ao próximo como a ti mesmo.
Começa lá na base, diferente de Cuba, o brasileiro não aprende a se gostar, a se respeitar a exigir respeito. Parece que essa diferença básica e fundamental é que incomoda os médicos brasileiros que estão fazendo o diabo para que não tenhamos médicos cubanos.
Imagina um paciente de um médico cubano, aprende como um médico deve tratar seus pacientes e vai começar a exigir isso dos brasileiros.
Exatamente o que leva milhares de Educadores excelentes a desistir de ensinar na escola pública. Ele ensina direito e o aluno começa a comparar com o resto da tranqueirada.
Passa a ser boicotado e o ambiente para ele é hostil. Extremamente hostil, assim como hostil está sendo o tratamento aos médicos de Cuba.

Comentários