Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 3 de julho de 2008

Marta e Alberto

Crédito: Assis/Isaias Marta e Alberto
Dr. Alberto e Dra. Marta, ladeados pelos filhos
Na última sexta-feira de junho, dia 27, no Espaço Fábrica São Luiz, os amigos do simpático casal, Dr. Alberto Silva e Dra. Marta Aparecida Guerreiro Silva, ali se fizeram presentes, gentilmente convidados, para a cerimônia da respectiva outorga do título de cidadania ituana, merecido plenamente.
 
Essa presença maciça de amigos aconteceu na verdade para se incorporar a uma justificada homenagem, mas, no fundo, o público é que saiu dali presenteado, pelo testemunho de vida de ambos.
 
Após a abertura dos trabalhos e constituída a mesa, os oradores se sucederam e tudo transcorreu não no habitual clima de formalidade, mas numa descontração respeitosa e bem comedida, muito ao sabor da extraordinária e tão conhecida maneira de ser dos novos ituanos.
 
Os oradores, se sucederam e revelaram as qualidades pessoais de ambos, que se conheceram ao ingressarem na faculdade de medicina em Botucatu. Ela, que saíra da pequenina Vera Cruz, aos 17 anos e logo em seguida cumpre um ano de estudo, por intercâmbio, nos Estados Unidos.
 
Ele, vindo de Bauru, bem conhecido ali como jogador de basquete, qualidade com que prosseguiu em Botucatu. Integrou a equipe representativa da cidade e assim auferia alguma ajuda da Prefeitura, que auxiliava nos gastos com os estudos e manutenção.
 
Casados, sua vinda para Itu se deu na década de 1980.
E daqui não saíram mais.
Estão, de forma enraizada, integrados a esta cidade.
 
Tanto que, aqui nasceram, seus dois filhos, Daniel e Rodrigo.
 
Alberto e Marta, associados a outros médicos, dr. Renato Cassani e a dra. Isabel Cristina Coelho, mantêm hoje excelente e bem aparelhada clínica no Bairro Brasil, o que representa o corolário do seu sucesso profissional.
 
O ponto alto da reunião estava por vir. O momento da fala do dr. Alberto e da dra. Marta. Ele surpreende logo. Anuncia que se o casal sempre esteve unido, haveria um único discurso, pronunciado pelos dois, parte por parte, em revezamento. Assim foi.
 
Assim foi até certo ponto, em que o Dr. Alberto se emocionou. Gaguejou. Parou um pouco. E a Dra. Marta tenta logo acudir o marido e ele, resoluto: - deixe que eu falo.
 
Por fim não reteve as lágrimas e não lhe foi fácil recompor-se. E daí em diante o casal continuou afinal, um de cada vez, na sua fala.
 
Num telão, passo a passo, a biografia do casal foi mostrada com imagens e explicação simultânea, desde as fotos dos tempos de crianças de colo.
 
Toda essa mostra foi intermediada de muita graça, como quando ele foi visto ainda bebê e com uma roupa diferente. Dr. Alberto cuidou de esclarecer logo, de que aquela veste não era saia não, e sim uma roupa usada por criancinhas, naquela época.
 
Principalmente nos momentos do embargo emocional do dr. Alberto e quando principalmente não conseguiu reter o choro, deu para se perceber na platéia que muitos, mesmo tentando disfarçar, também não souberam impedir e viver a mesma emoção. Houve muito lenço tirado do bolso. Ou esfregão nos olhos, como se fora um cisco ou algo parecido. E tanto da parte de mulheres como de homens.
 
Mostrou e falou sobre todos os seus familiares, dele e da dra. Marta, ao longo dos anos. Agradeceu nominalmente a todas as pessoas que foram importantes para eles em Itu, a começar da secretária, que passou a estar com a família já quando do nascimento dos meninos. Enalteceu seu aprendizado e evolução, aos vários hospitais e clinicas por onde passaram. Teve uma palavra especial para com os seus funcionários, aos quais não reconhecia como empregados mas como pessoas que os acompanharam na construção de tudo que representou lutas e sucessos em sua vida.
 
Momento destacado ainda, aquele em que fez especial referência à atuação do casal como membros da Pastoral do Batismo, na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária. Serviu-se desse ensejo para proclamar alto e bom som, sem nenhum respeito humano, a crença e a convicção católica dele e da esposa e falou com todas as letras que nesse fundamento cristão e religioso, sentia justamente nele o principal alicerce e arcabouço da feliz vida em família e na profissão.
 
Ao cabo da reunião, no entremeio dos cumprimentos ao Alberto e à Marta, os presentes se confraternizaram num agradável coquetel.
 
A sessão solene de entrega do título de cidadãos ituanos teve no seu costumeiro comando, o presidente do Legislativo, Dr. Benedito Roque de Moraes. Foram chamados a compor a mesa o prefeito municipal, Sr. Herculano Castilho Passos Júnior e sua esposa, a deputada pela região, Sra. Rita Passos. Os autores do projeto de lei, foram, respectivamente, o vereador Givanildo Soares, em relação à Dra. Marta e o vereador Dr. Emerson Cury, para o Dr. Alberto. Igualmente convidados à mesa, o dr. Carlos Alberto D’Ambrosio, presidente do Sincomércio, a Sra. Benedita Martins Schanoski, presidente da SACI, Sociedade Amigos da Cidade de Itu e o Sr. Samuel Assugeni, ex-vereador.
 
Seja medido o prestígio do casal também pela circunstância de que, finda a solenidade, o Dr. D’Ambrósio, segredou a este cronista (que ele perdoe pois esta indiscrição em revelar o fato) ser, nesse dia 27, sua data de aniversário e que saía às pressas porque ainda o aguardavam em sua casa.
 
Consigne-se por último – e para o real destaque dessa particularidade – ter sido esta a vez primeira em Itu, a de se atribuir um titulo de cidadania a um casal, de uma só vez, num mesmo e único ato.
 
Alberto e Marta. O povo ituano lhes diz um sonoro e solene muito obrigado. Obrigado, por essa noite inesquecível e pela espontaneidade de um testemunho oportuno e maravilhoso do que seja uma família exemplar.