Colunistas

Publicado: Domingo, 19 de agosto de 2012

Maria elevada aos céus

TEMPO COMUM. XIX DOMINGO.

Julho, 19. 2012 – Assunção de Nossa Senhora

Evangelho (Lucas, 1,39-56)

.............................................................................................................................

“’    Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou:

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria  no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Então Maria disse:

“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos que o respeitam. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.    “”

...............................................................................................................................

Passagem das mais conhecidas do evangelho, a visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel.

Após a saudação a Nossa Senhora pelo anjo, na anunciação, eis aí a primeira proclamação conhecida à futura mãe do Salvador, aqui na terra. Ambas se cumprimentaram em longas declarações de exultação e glórias a Deus. Maria profere a página esplêndida do canto do Magnificat.

Desde logo salta a pergunta de até quanto se transformaram os costumes e onde eles irão parar ainda mais em tempos futuros. A solidariedade e a hospitalidade não mais se veem, salvo quando as partes veem nessas práticas sociais interesses mal disfarçados, o que tudo transforma em mera hipocrisia.

Há não muito tempo parentes e amigos se visitavam sem anúncio prévio, de tal sorte que sua chegada era motivo de festa para todos, hóspedes e visitados.

Nossa Senhora, ela mesma também grávida, prestou todos os serviços possíveis à prima idosa ao extremo.

Nesta data, contudo, comemora-se a festa da Assunção de Nossa Senhora aos céus, elevada intacta. Destino, destaque e mérito especialíssimo, a quem mereceu ser escolhida para mãe de Deus. Esta definição, de que Maria não foi nem poderia estar sujeita à morte, mediante Dogma de fé.

Mãe de Deus e mãe dos homens, por delegada extensão dessa prerrogativa de Jesus, prestes a morrer, pendente do madeiro da cruz.

           

Comentários