Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 13 de junho de 2011

Manter o Cérebro em Forma!

Há alguns dias escrevemos sobre a Arte de Envelhecer. Retornamos ao assunto para lembrar a grande importância que tem, para um envelhecimento saudável, a saúde da mente, sobretudo a memória.

Lendo a revista Bianchini, de maio de 2011, encontramos uma matéria sobre o tema que achamos oportuno compartilhar com nossos leitores.

A perda da memória, que muitas vezes acompanha o nosso envelhecimento, é, sem dúvida, algo muito preocupante, segundo os médicos especialistas: Dr. Paulo Diniz, professor de neurologia da Faculdade de Medicina da PUC-SP (Sorocaba) e Dra. Maria Carolina Loureiro, neurologista da Santa Casa de Sorocaba e do Hospital Vera Cruz de Campinas; tal perda depende de vários fatores, incluindo nossos hábitos de vida. Entretanto a “boa notícia anunciada pelos médicos é que não existe idade para estimularmos a memória, já que o cérebro sempre possui capacidade para receber novas informações...”. Isso, associado ao fato de que utilizamos menos da metade da capacidade de nossa memória, nos encoraja a pensar seriamente em colaborarmos com a saúde de nossa memória para manter nosso cérebro em forma até a velhice.

Segundo o Dr. Paulo Diniz, nosso cérebro pode ser comparado a um músculo qualquer, que pode tanto ser preparado para uma pobre rotina sedentária, como também pode ser treinado para completar uma maratona.

Veja como exercitar seu cérebro para que ele trabalhe da melhor forma possível, e a seu favor:

MEXA-SE... Segundo pesquisa publicada no ano passado pela revista científica norte-americana PNAS, a atividade física é a maior aliada da memória, pois garante a melhora da oxigenação e do metabolismo da glicose. Caminhadas de 40 minutos, em média, três vezes por semana, já apresentaram resultados positivos no estudo.

LEIA... Já foi comprovado que a leitura é a atividade que mais potencializa a memória. Ela amplia o vocabulário, estimula a imaginação e a capacidade de concentração.

FOQUE... A internet não é inimiga da memória, mas precisa ser utilizada com atenção. Abra um arquivo, um site ou um e-mail de cada vez e finalize um para navegar em outro. No “mundo real” também é preciso ter prioridades e foco. Organizar-se com agendas e lembretes pode auxiliar.

RACIOCINE... Um estudo realizado pela Universidade de Granada, na Espanha, concluiu que o bilinguismo ajuda na memória e na atenção, devido ao alto esforço cognitivo, estimulando o cérebro e o “fortalecendo”. Estimule a memória com exercícios de raciocínio — palavras cruzadas, exercícios matemáticos —, mas tente fazê-los todos os dias.

RELAXE... Estudo realizado pela área de Medicina Comportamental, da Universidade da Flórida, concluiu que além da matemática, estímulos mentais sensoriais, como a música, auxiliam o cérebro na perda de memória associada à idade. A explicação é o beneficio que estímulos positivos, como pensar e exercitá-lo com prazer trazem ao organismo.

DURMA... Oito horas diárias de sono, recomendadas por todos os médicos, é fundamental para manter a capacidade de concentração e atenção em dia.

MEDITE... Neste ano, a revista Psychiatry Research publicou um estudo que comprova que a meditação aumenta a densidade do hipocampo, região do cérebro responsável pelo aprendizado e memória, e associada ao bem-estar, compaixão e introspecção.

CUIDE-SE... Segundo a nutricionista, Dra. Sylvana Braga, os carboidratos em excesso lentificam o cérebro e devem ser controlados em crianças e adultos. Assim, evite doces, sorvetes, massas, bolachas, salgadinhos, pizzas e pães. Já as proteínas têm efeito benéfico: consuma leite, ovos, peixe, carne, queijo, soja e iogurtes. 

Comentários