Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 19 de maio de 2005

Mais sobre Yôga - parte 17

O texto abaixo foi extraído do livro Tudo Sobre Yôga do Mestre DeRose

34. Qual a razão de termos uma imagem errada sobre o Yôga?

Acontece que temos imagens erradas sobre quase todas as coisas, não só sobre o Yôga.

É preciso que a imprensa, o jornalismo, a televisão, o rádio, enfim, todos os profissionais da comunicação reconheçam a grande responsabilidade que têm sobre a opinião pública e assumam a boa vontade de esclarecer a população, fazendo um trabalho sério e corrigindo a imagem distorcida.

O Yôga é suficientemente sensacional por si só, não precisa do sensacionalismo. É lindo como espetáculo visual, não necessita do aspecto circense.

Mas seria necessário recorrer à consultoria somente de instrutores de Yôga diplomados, e jamais entrevistar leigos que se autodenominem "professores de yóga" sem ser formados, pois isso só embaralha mais e desinforma os leitores ou espectadores.

Quando se buscam esclarecimentos sobre medicina entrevista-se um médico formado e o mesmo ocorre com qualquer profissão. No caso do Yôga a imprensa dá ouvidos a curiosos, leigos e aventureiros ao invés de aplicar o cuidado ético de só veicular opiniões técnicas autorizadas. Isso está errado.


Como começar? É para qualquer um?
Quais são os cuidados?

Estas perguntas geralmente são feitas pelos que têm sincero interessse em iniciar um programa de melhoria da qualidade de vida.



35. O que é necessário para praticar Swásthya Yôga?

Prioridade. Quando não há prioridade você vai colocando os outros interesses na frente e declara que não tem tempo para praticar Yôga. Assim ocorre com todas as coisas. Quando você não tem disponibilidade para algo, o que falta não é tempo. Você é que ocupou o seu tempo com o que supunha ter mais importância.

Portanto, não diga que não tem tempo!

36. Swásthya Yôga é para qualquer um?

Não. É só para pessoas sensíveis, educadas, cultas, saudáveis, dinâmicas, disciplinadas, alegres e de bem com a vida.

37. Deve-se tomar banho depois de uma prática de Swásthya Yôga?

Não. O banho deve ser tomado antes. Mas não imediatamente antes. É preciso esperar pelo menos meia hora para iniciar os exercícios.

Quem vai de casa deve banhar-se antes de sair. Quem vai do trabalho diretamente para a prática deve procurar fazer uma higiene tão boa quanto o possível antes de sair da sua empresa. É que algumas técnicas intensificam a desintoxicação que, por sua vez, acelera a eliminação pelos poros. Se você não estiver bem limpo vai exalar um "perfuminho" nada agradável às narinas dos seus colegas.

Após a prática, deve-se esperar no mínimo meia hora para tomar uma ducha, pois ela dispersa as energias que o Yôga visa a concentrar. Quanto mais tempo esperar antes de banhar-se, melhor.

38. Quanto tempo depois de uma refeição deve-se praticar Swásthya Yôga?

O ideal é que o estômago, bexiga e intestinos estejam bem vazios. Não sendo possível, procure praticar o mais longe que puder da sua última refeição, no mínimo 3 ou 4 horas. E procure fazer com essa refeição que antecede a prática seja bem leve: pouca quantidade e boa qualidade.

Fazer um dia de jejum por semana é revitalizante, rejuvenecedor, purificador, ajuda a manter a boa forma, beneficia a pressão, reduz a dilatação estomacal, faz bem para o fígado, dá um descanso ao organismo, melhora a lucidez, aperfeiçoa o senso de disciplina e contribui para evitar algumas enfermidades. Bem que você poderia escolher o dia da sua prática de Swásthya Yôga para dar esse descanso aos seus órgãos internos.

Comentários